x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE PÚBLICA

respostas 5

acessos 2.447

Extravio de nota fiscal pelo funcionário da prefeitura.

gustavo souza franco

Gustavo Souza Franco

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 9 anos Quinta-Feira | 9 outubro 2014 | 16:09

Boa tarde caros colegas,
estou com a seguinte situação:
No mês 07/2014 emitimos uma NFe de venda para uma prefeitura, existe pregão, processo, tudo de acordo com a lei. Porém o motorista que assinou o canhoto da NFe entregou-a apenas dia 09/10/14 ou seja, fora do prazo. O contador me ligou para trocar a NF, mais eu disse que não é simplesmente troca-la, por isso pedi a ele um ofício da prefeitura dizendo o real motivo (extravio) para eu dar a entrada no documento e emitir outro.
Alguém já passou por isso? Concordam com meu raciocínio?

Att!!!!

Luciana Dias Barros

Luciana Dias Barros

Ouro DIVISÃO 2, Técnico Contabilidade
há 9 anos Quinta-Feira | 9 outubro 2014 | 16:16

Olá Gustavo Souza Franco.
Está correto sim, até porque tem que existir um motivo para o cancelamento da nota.
Agora terá que retificar as informações, mas acredito que você já tenha pago o imposto referente ao mês em que a nota foi lançada.

At.

Luciana Dias Barros Martins
Contabilista
Empresária Contábil


Dias & Dias Contabilidade
diasdiascontabilidade.com.br
[email protected]
diasdiascontabilidade.blogspot.com
Angela Maria

Angela Maria

Prata DIVISÃO 4, Contador(a)
há 9 anos Quinta-Feira | 9 outubro 2014 | 16:33

Olá Gustavo,
Qual o motivo de o contador pedir para cancelar a nota fiscal? Quando fizeram o pedido, com toda certeza devem ter emitido a Ordem de Compra, e consequentemente o empenho desse pedido,pelo menos essa é a rotina em meu município.

Angela Maria
Dreone Mendes

Dreone Mendes

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 9 anos Sexta-Feira | 10 outubro 2014 | 17:42

Provavelmente o Município não fez o empenho, antes da realização da despesa, o que é ilegal, se ele deixar essa sua nota ele estará "confessando" essa ilegalidade.

Agora você como prestador de serviço não tem culpa deste "erro".

Dreone

Contador Municipal
gustavo souza franco

Gustavo Souza Franco

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 9 anos Segunda-Feira | 13 outubro 2014 | 16:11

Obrigado pelas respostas,
exatamente Dreone, eles não empenharam pois o motorista do caminhão que transportou a mercadoria não entregou ela no prazo certo.

Att!!!

Angela Maria

Angela Maria

Prata DIVISÃO 4, Contador(a)
há 9 anos Terça-Feira | 14 outubro 2014 | 14:59

Gustavo,
O empenho deve ocorrer no momento em que a prefeitura emite a Ordem de Compra e ou serviço, o fato de o motorista não entregar no prazo acarretaria apenas o atraso no pagamento, fica evidente que eles não trabalham com empenho prévio, e como bem colocou o colega Dreone, eles estão confessando uma ilegalidade.

Angela Maria

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.