x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE PÚBLICA

respostas 5

acessos 2.711

Registro Contábil

Michel Ralan Bezerra Barros

Michel Ralan Bezerra Barros

Iniciante DIVISÃO 4, Contador(a)
há 9 anos Terça-Feira | 18 novembro 2014 | 20:48

Alguém sabe como devo proceder nos registros contábeis de acordo com as novas normas de contabilidade apicado ao setor público no que se refere a uma transferência da parcela duodecimal ao legislativo? tendo em vista que nas novas normas, na classificação das despesas conforme sua natureza não existe, no grupo de natureza da despesa, a figura de uma transferência corrente.

Gostaria de saber como classificar tal dispêndio na entidade repassadora, qual codificação usar na modalidade de aplicação (acredito que seja a 91) e principalmente qual codificação usar no seu elemento de despesa??

Se alguém puder me responder eu agradeço!

Michel Ralan Bezerra Barros

Michel Ralan Bezerra Barros

Iniciante DIVISÃO 4, Contador(a)
há 9 anos Domingo | 23 novembro 2014 | 16:04

Não é empenhada onde? Na entidade transferidora ? Acredito que seja feito um empenho global no inicio do exercício, se eu estiver errado por favor me corrija kkk! Mas minha dúvida gira em torno da classificação conforme a natureza da despesa, qual codificação usar, tipo:


3 . Categoria Econômica (Despesa Corrente)
3. Outras despesas correntes
XX . Modalidade de Aplicação ???
XX . Elemento de despesa ???



Dreone Mendes

Dreone Mendes

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 9 anos Segunda-Feira | 24 novembro 2014 | 13:10

Na Prefeitura ela é uma despesa extraorçamentária, não sendo empenhada, um repasse somente seria empenhado no caso de entes distintos, um convênio do Estado ou União ao Município, ou de um Município para outro, ou seja quando não estão na mesma lei orçamentária, e a câmara está dentro do Lei Orçamentária do Município.

Transcrevo o Manual de Contabilidade Aplicado ao Setor Público:

Em relação aos recursos recebidos pelas câmaras municipais para execução financeira, ressalta-se que não se tratam de descentralização orçamentária, pois a Lei Orçamentária Anual consigna dotações próprias para as mesmas, ocorrendo, portanto, apenas repasses financeiros. O registro contábil desses repasses deverá ser efetuado da seguinte maneira:

Na Prefeitura
D 3.5.1.x.x.xx.xx Transferências intragovernamentais (concedida)
C 1.1.1.1.x.xx.xx Caixa e equivalentes de caixa em moeda nacional

Na Câmara
D 1.1.1.1.x.xx.xx Caixa e equivalentes de caixa em moeda nacional
C 4.5.1.x.x.xx.xx Transferências intragovernamentais (recebida)


Dreone

Contador Municipal

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.