x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE PÚBLICA

respostas 12

acessos 19.616

Contabilidade de uma Prefeitura

Yan Ferreira Martins

Yan Ferreira Martins

Bronze DIVISÃO 1, Técnico Contabilidade
há 9 anos Quarta-Feira | 24 junho 2015 | 01:08

Olá a todos. Agradeco desde já por estarem lendo este post.

Tentarei resumir o meu caso:

Recentemente fui aprovado num Concurso para Técnico em Contabilidade em uma Prefeitura.
Me formei técnico em 2012 e logo tirei o CRC. Fiquei 3 anos sem ler absolutamente nada sobre a profissão. (Atualmente, sou matemático. Professor de Matemática). No início desse ano surgiu uma oportunidade de conciliar minhas aulas com um escritório de contabilidade.
Eis que trabalhei lá por 5 meses. Nesse tempo, adquiri alguns conhecimentos práticos importantes os quais não tinha nem ideia que existiam.

Pois bem, já homologaram meu cargo há alguns meses e dentro de até 90 dias irão me convocar. Estou um pouco aflito por não ter muito conhecimento na área de contabilidade pública. Infelizmente, junto com a Contabilidade Bancária, foram as duas matérias as quais o meu curso mais teve dificuldade em encontrar professores capacitados.

Decidi estudar por conta própria alguns temas como a Lei Orçamentária Anual, Lei de Diretrizes Orçamentárias e Plano PluriAnual.
Para minha infelicidade, alguns colegas que já trabalham na Prefeitura me disseram que essas leis em específicas são responsabilidade da Secretária do Planejamento e Administração. (Ou seja, não será algo o qual irei lidar no dia-a-dia)
Dei uma lida na NBCASP recentemente, porém não posso dizer que obtive resultados interessantes. 60 ou 70% de tudo que se encontra lá não tinha conhecimentos para entender.

Gostaria que vocês, por gentileza, me orientassem com relação ao melhor material a se estudar. E, principalmente, alguém que trabalhe no mesmo setor, oriente-me com relação ao dia a dia em que irei enfrentar.
Tive o mesmo receio no escritório de contabilidade. Não sabia com o que iria me deparar, com que tipo de documento e de trabalho iria ter...
Então se puderem me dar algumas orientações ficarei extremamente grato.

Obrigado desde já e me desculpe a bíblia que escrevi acima.
Grato,
Yan.

Yan Ferreira Martins

Técnico em Contabilidade exercendo atividade como Analista de Controle Interno.
CRC SP 300860/O-4
Alexandre Américo da Silva

Alexandre Américo da Silva

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 9 anos Quarta-Feira | 24 junho 2015 | 10:57

Yan, existe uma Manual de Contabilidade aplicado ao setor público no site da Secretaria de Tesouro Nacional (http://www.tesouro.fazenda.gov.br/manuais-contabilidade) MCASP que serve de fonte de estudo/orientação para a atividade da contabilidade pública. No site do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo no portal AUDESP, existem manuais de orientação para atender as obrigações da contabilidade pública. E por fim, toda empresa de informática do sistema contábil, disponibiliza manual de instrução para operar o sistema de contabilidade pública, o que irá te ajudar muito no exercício da função.

 Eduardo  Freitas

Eduardo Freitas

Prata DIVISÃO 5, Contador(a)
há 9 anos Quarta-Feira | 24 junho 2015 | 12:16

Caro Yan,

Com certeza, a Prefeitura na qual vc irá trabalhar, possui um sistema informatizado de contabilidade, o que, de certa forma, facilita o trabalho. A nova contabilidade aplicada ao setor publico, esta bem parecida com a contabilidade privada e tem maios enfase no patrimônio ao invés da parte orçamentária do passado. Procure conhecer o sistema informatizado disponibilizado na sua Prefeitura e estude muito.

Att

Eduardo Freitas
FMS CM
Controlador Geral
[email protected]
Angela Maria

Angela Maria

Prata DIVISÃO 4, Contador(a)
há 9 anos Quarta-Feira | 24 junho 2015 | 12:58

Olá Yan,
Terá um grande desafio pela frente, mas te digo, é um desafio gostoso, aos menos sob a minha ótica, que sou apaixonada pelo que faço.Siga as sugestões dos colegas Alexandre Américo e Eduardo Freitas.
Com relação às Leis que você estudou,(LO,LDO E PPA), você lidará com elas diariamente sim.
E embora a legislação seja a mesma, as exigências diferem em relação aos Tribunais de Contas de cada estado. Me coloco à disposição para ajudar.
Boa sorte.

Angela Maria
Yan Ferreira Martins

Yan Ferreira Martins

Bronze DIVISÃO 1, Técnico Contabilidade
há 9 anos Quarta-Feira | 24 junho 2015 | 14:54

Muito obrigado a todos pelas respostas!
Com relação ao MCASP, não seria algo parecido com a NBCASP que eu ja li?
Assim que chegar em casa irei ler.
Com relação ao dia-a-dia, com o que exatamente irei trabalhar?
Obrigado pessoal!!

Yan Ferreira Martins

Técnico em Contabilidade exercendo atividade como Analista de Controle Interno.
CRC SP 300860/O-4
 Eduardo  Freitas

Eduardo Freitas

Prata DIVISÃO 5, Contador(a)
há 9 anos Quinta-Feira | 25 junho 2015 | 10:22

Yan,

No seu dia a dia, vc trabalhará mais com notas de empenho e ordens de pagamento. No fim de cada mes, vc emitirá os balancetes da receita e da despesa, além do de verificação. Alem de proceder as conciliações bancárias.
Os Tribunais de Contas, tem cursos muito bons e aconselho à vc faze-los e, claro, contar com seus colegas daqui.

Att

Eduardo Freitas
FMS CM
Controlador Geral
[email protected]
Donizete

Donizete

Prata DIVISÃO 4, Atendente Comercial
há 9 anos Quarta-Feira | 5 agosto 2015 | 22:09

Yan Ferreira Martins , boa noite!

Sucesso nessa nova empreitada.

Se tiver oportunidade, visto já foi aprovado, tente ir no setor de contabilidade da Prefeitura converse com seus novos colegas tire algumas dúvidas que achar necessário, enfim, forme uma rede de amizade, poderá te ajudar muito.

Abs

Donizete

 Eduardo  Freitas

Eduardo Freitas

Prata DIVISÃO 5, Contador(a)
há 9 anos Sexta-Feira | 7 agosto 2015 | 08:56

O Donizete tem razão, converse com seus colegas da Prefeitura e sempre que tiver dúvida sobre algo, utilize o forum onde existem colegas com grande conhecimento, experiencia e estarão sempre dispostos a ajudar.

Att

Eduardo Freitas
FMS CM
Controlador Geral
[email protected]
Everton da Rosa

Everton da Rosa

Prata DIVISÃO 5, Contador(a)
há 8 anos Segunda-Feira | 7 dezembro 2015 | 10:36

Raimundo Pereira da Costa,

Qualquer lista de documentos seria meramente exemplificativa, porque cada entidade, cada Estado tem suas exigências e rotinas próprias, mas exemplificativamente, os básicos são os seguintes:

- Demonstrações Contábeis (Balanços Orçamentário, Financeiro e Patrimonial, Demonstração das Variações Patrimoniais e Demonstração do Fluxo de Caixa) e respectivas notas explicativas;
- Balancetes Contábil, da Receita e da Despesa;
- RREO;
- RGF;
- Declarações para a Receita Federal;
- Relatórios para os Tribunais de Contas;
- Notas de Empenho;
- Notas de Liquidação;
- Ordens de Pagamento;
- etc.

Everton da Rosa
Contador
CRC RS 076595/O-3

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.