x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE PÚBLICA

respostas 1

acessos 1.376

Dívida Fundada e Variação Patrimonial

Kalyne Tavares

Kalyne Tavares

Bronze DIVISÃO 3, Açougueiro
há 9 anos Segunda-Feira | 6 julho 2015 | 14:33

Prezados, boa tarde! Me deparei com uma questão e fiquei na dúvida. Ela questionava o seguinte: "O que representa, durante o período contábil, um incremento em um passivo de longo prazo?".
Ora, se é NO período contábil (não num futuro ou próximo), pra mim a constituição, ou aumento, de dívida a longo prazo (no ente público, dívida fundada) não representa qualquer variação patrimonial, necessariamente.
Pra mim, quando essa dívida tornar-se de curto prazo, NO período contábil competente, se dará a variação patrimonial diminutiva, com a ocorrência das despesas financeiras inerentes aos contratos de financiamento. Porém, a priori, dívidas de longo prazo não geram "despesas" no mesmo período contábil de sua criação.

A resposta correta está como "variação patrimonial diminutiva".
Alguém gostaria de opinar?

Agradeço desde já!

Kalyne Tavares
ALEX LUCAS VIEIRA

Alex Lucas Vieira

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 9 anos Terça-Feira | 7 julho 2015 | 14:17

" Variação Patrimonial Diminutiva é decréscimo no benefício econômico durante o período contábil sob a forma de saída de recurso ou redução de ativo ou incremento em passivo, que resulte em decréscimo do patrimônio líquido e que não sejam provenientes de distribuição aos proprietários da entidade."

observe que com incremento de passivo independe de prazo, para ocorrer a variação patrimonial diminutiva.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.