x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE PÚBLICA

respostas 2

acessos 1.456

JORGE MARCOS DE SOUZA

Jorge Marcos de Souza

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 9 anos Quarta-Feira | 19 agosto 2015 | 02:46

Olá Eduardo,

Embora a Contabilidade Aplicada ao Setor Público continue a proceder os registros orçamentários, a principal intenção da nova contabilidade é o acompanhamento e registro de tudo que se relaciona ao patrimônio público. Interessante que até as praças deverão ser registradas como patrimônio do município.

A Secretaria do Tesouro Nacional considera esse ponto como o resgate da essência da contabilidade governamental, que é o patrimônio público. A preocupação com esse tópico é tanta que instituições voltadas para o aprimoramento da contabilidade governamental agilizam importantes mudanças para a convergências às normas internacionais.

Veja que hoje a grande maioria dos entes e órgãos públicos não registra a depreciação dos bens simplesmente porque não passam pela execução orçamentária, e por isso o desconhecimento é total, não se sabe a real situação do patrimônio público. O ponto negativo, por enquanto, é a falta de estrutura e pessoal especializado para trabalhar na área, especialmente nos municípios, e o que era para ser concluído em 2014 passou a não ter mais prazo.

Abraços

Jorge

Na era do conhecimento o comodismo é destruidor de ideias. Desistir jamais.
 Eduardo  Freitas

Eduardo Freitas

Prata DIVISÃO 5, Contador(a)
há 9 anos Quarta-Feira | 19 agosto 2015 | 10:23

Caro Jorge,

Confesso que estou bastante preocupado com todas as novas práticas adotadas, principalmente em relação a depreciação, que até agora não está sendo praticada. Temos toda sorte de problemas culturais em relação a contabilidade do setor publico que, desde sempre foi voltada para o orçamento e muito pouco para o patrimônio. Espero sinceramente que os TCEs tenham muita paciência com as Prefeituras.
Espero que, nós profissionais da área, possamos trocar bastante experiencias sobre o MACASP.

Abraços

Eduardo Freitas
FMS CM
Controlador Geral
[email protected]

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.