x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE PÚBLICA

respostas 3

acessos 1.267

Empenho pago com cheque devolvido

Melissa

Melissa

Bronze DIVISÃO 5, Contador(a)
há 8 anos Sexta-Feira | 14 agosto 2015 | 07:46

Bom dia!
Estou com um mega problema e quero a ajuda de vocês.
Sou nova na área da Contabilidade Pública, e verificando alguns pedidos do Tribunal de Contas encontrei algumas divergências que não sei como solucionar.

1ª - Na conciliação bancária até a presente data consta um cheque devolvido de 06/2013, ao pegar a documentação para análise verifiquei que tal cheque foi devolvido por divergência na assinatura e o mesmo não foi reapresentado. Porém no sistema contábil consta o pagamento do empenho com esse cheque devolvido, ou seja, a nota de 06/2013 não foi paga, já que o cheque voltou e a empresa não emitiu outro cheque para pagamento da nota. Existe uma forma de corrigir o sistema contábil? Creio eu que o correto era na mesma época que o cheque voltou cancelar o pagamento e efetuar um novo pagamento com outro cheque, ou até mesmo reapresentar ele com a outra assinatura (voltou porque apenas 1 administrador assinou, na verdade precisa de duas assinaturas). Mas como o Exercício já está encerrado não sei como proceder.

2ª - Como verifiquei no sistema que tinha outro empenho para a mesma empresa no mesmo valor resolvi pegar o mesmo para análise para verificar se não se tratava de duplicidade, porém não é, são notas e serviços diferentes. Mas, nesse outro empenho localizei outro erro que também não sei como solucionar, a Nota é o seguinte:
Valor da Nota Fiscal e valor do Empenho R$ 2.900,00
IR Retido R$ 43,50
Valor Líquido da Nota R$ 2.856,50