x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE PÚBLICA

respostas 3

acessos 2.544

Registro Contábil sobre o ganho auferido diante do processo

ANTONIO CARLOS FONSECA

Antonio Carlos Fonseca

Iniciante DIVISÃO 4, Analista Contabilidade
há 9 anos Domingo | 23 agosto 2015 | 00:37


Minha entidade realizou um processo licitatório para fornecimento de vale alimentação. Acontece que, o valor pago é de R$ 400,00 reais a cada servidor, no entanto diante do processo licitatório a administradora do vale alimentação dá um desconto de 10,00 reais para cada servidor, ou seja, a entidade concede o valor cheio ao funcionário, porém paga a administradora somente R$ 390,00. Minha dúvida é quanto ao procedimento desse registro, quais os lançamentos contábeis é necessário?

Everton da Rosa

Everton da Rosa

Prata DIVISÃO 5, Contador(a)
há 9 anos Segunda-Feira | 24 agosto 2015 | 11:00

Nós temos um sistema igual aqui no meu município. No nosso caso, o empenho é feito no valor bruto (R$ 400,00 por exemplo) e registramos uma receita de descontos auferidos (R$ 10,00). No momento do pagamento, o tesoureiro realiza no sistema de tesouraria o pagamento e a receita e no sistema do banco, a transferência do valor líquido.

Adicionalmente, você pode implementar controles adicionais nas contas dos grupos 7 e 8, controles devedores e credores.

Everton da Rosa
Contador
CRC RS 076595/O-3
ANTONIO CARLOS FONSECA

Antonio Carlos Fonseca

Iniciante DIVISÃO 4, Analista Contabilidade
há 9 anos Segunda-Feira | 24 agosto 2015 | 13:30

Everton,
Boa Tarde!


Obrigado por ter respondido a minha duvida. No entanto, se for possível detalhar o procedimento que a tesouraria faz para registrar o valor liquido e o lançamento da receita, pois não ficou muito claro os lançamentos.


Obrigado,



Atenciosamente

Everton da Rosa

Everton da Rosa

Prata DIVISÃO 5, Contador(a)
há 9 anos Terça-Feira | 25 agosto 2015 | 11:45

Segue o procedimento utilizado:

Empenho/liquidação da despesa pelo valor bruto na natureza de despesa orçamentária 3390 46 00 00 00 AUXÍLIO-ALIMENTAÇÃO, com um débito vinculado à VPD relativa a auxílio-alimentação ou vale-alimentação (vai ter que ver no teu plano de contas a mais adequada)

No momento do pagamento do empenho para a administradora do cartão, o tesoureiro realiza no sistema de tesouraria o pagamento dos empenhos pelo valor bruto e registra concomitantemente uma receita orçamentária na receita 1990 98 01 00 00 00 DESCONTOS AUFERIDOS, esta no valor do desconto constante na NF/Fatura.

Feito isto, no sistema da prefeitura, o tesoureiro providencia o pagamento "real" (boleto ou transferência bancária) no sistema do banco, no valor líquido.

Adicionalmente, temos aqui que o servidor que opta pelo cartão alimentação desconta em folha 20% do valor do crédito recebido. Isto é registrado no momento da folha de pagamento e lançado em uma receita de restituições.

Everton da Rosa
Contador
CRC RS 076595/O-3

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.