Caro colega Cláudio,
Creio estarmos tratando de situações diferentes.
Pelo que entendi da colega Josnelli, ela já registrou o ingresso da disponibilidade lá em 2012, como exemplifiquei nos registros abaixo:
1 - Na constituição do crédito por competência:
D - Ativo - Créditos a Receber - Município X = R$ 1.000,00
D - Ativo - Créditos a Receber - Município Y = R$ 1.000,00
C - VPA = R$ 2.000,00
2 - Na arrecadação da receita, a partir do registro da receita orçamentária:
D - Caixa = R$ 600,00
C - Ativo - Créditos a Receber - Município X = R$ 500,00
C - Ativo - Créditos a Receber - Município Y = R$ 100,00
Porém, o que ficou errado é a classificação da origem do recurso, o que caberia um ajuste agora, conforme sugeri:
Porém, se no registro #2, foi o município Y que recolheu R$ 500,00, você poderia ter os saldos errados nas contas Ativo - Créditos a Receber - Município X e Ativo - Créditos a Receber - Município Y. Aí sim, se o reflexo disto ainda existe este ano, caberia uma correção. Se não, no máximo, citar isso em
notas explicativas. Pelo que entendi da sua colocação, você está falando de um caso onde o recurso financeiro ainda não havia sido registrado. Se este for o caso, você está plenamente correto na sua colocação.
Como não dispomos dos registros que foram feitos lá em 2012, somente podemos deduzir o que foi feito. Assim, eu deduzi uma situação e você outra, ambas corretas, porém não sabemos quais delas de fato ocorreu.
Quanto a receita, eu uso o termo receita como receita orçamentária. Contabilmente não temos mais "receita", mas sim VPA. Sei que isso às vezes causa certa confusão, pois usávamos o termo receita como "receita contábil", que era conceitualmente diferente de receita orçamentária (porém, na prática acabava sendo a mesma coisa).
Contudo, a partir do novo PCASP e mais precisamente, da alteração de alguns conceitos que vem ocorrendo nos últimos anos, a utilização dos termos "receita" e "despesa" ficam restritos ao "mundo orçamentário". Na
contabilidade, os termos técnicos corretos são VPA e VPD. Sei que o colega irá concordar comigo sobre isso.
Grande abraço.