x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE PÚBLICA

respostas 6

acessos 1.817

Controladoria Internado Município

Yan Ferreira Martins

Yan Ferreira Martins

Bronze DIVISÃO 1, Técnico Contabilidade
há 8 anos Quarta-Feira | 4 novembro 2015 | 17:51

Olá, pessoal. Serei breve na explicação
Sou Técnico em Contabilidade recém formado (2012) com CRC.
Fui aprovado em um concurso para a prefeitura de minha cidade e me remanejaram para a Controladoria Interna (setor que ainda está em fase de implantação por parte dos municípios)
No setor existe apenas eu e o Controlador Geral.
Já li o manual da controladoria interna do tribunal de contas de SP (estado onde moro) bem como o MCASP, NBCASP, etc.

Começei essa semana e existem muitas duvidas acerca dessa função em minha cabeça.
Li o último relatório feito pelo controlador para me familiarizar mais com o assunto... Vejo que existem muitos detalhes a serem "auditados" e analisados por nós. E esses detalhes, infelizmente, não integram o meu conhecimento teórico. (Não exerci a profissão desde que me formei (salvo no início desse ano em um escritório particular) e também não tive bases sólidas de contabilidade pública em minha formação acadêmica.


Alguém, por favor, pode me orientar melhor acerca da Controladoria Interna e de assuntos ligados a Contabilidade Publica? Vi que irei analisar diretamente a construção e o cumprimento do PPA, LDO e LOA... Bem como outros assuntos pertinentes às questões orçamentárias e até mesmo balancetes (que eu não tenho experiencia alguma de análise, ainda mais publica).

Enfim... Fico no aguardo para uma alma caridosa me orientar,
Obrigado,
Yan.

Yan Ferreira Martins

Técnico em Contabilidade exercendo atividade como Analista de Controle Interno.
CRC SP 300860/O-4
Everton da Rosa

Everton da Rosa

Prata DIVISÃO 5, Contador(a)
há 8 anos Quinta-Feira | 5 novembro 2015 | 07:11

Caro Yan:

Pelo que vejo você tem adotado uma postura correta ao procurar "ler" MCASP, NBCT, etc. Sendo você técnico contábil e estando atuando junto ao controlador, recomendo que tenha ciência das suas atribuições enquanto técnico que, em tese, seriam as de auxiliar o Controlador Geral no desempenho de sua função. É bom que você estude tanto suas atribuições (do teu cargo aí no município), quanto as do próprio Controlador Geral, para que você possa saber onde começa e termina a sua responsabilidade. Estude também a legislação municipal que rege o controle interno, que também é de suma importância para compreender o que pode ser exigido de você e o que não pode.

O Controle Interno, como você já deve ter lido, deve trabalhar a partir de um plano de auditoria, que possivelmente já está elaborado pelo Controlador Geral (ele é contador ou é profissional de outra área? É concursado?).

Em resumo, continue estudando e converse com seu colega para que este possa orientá-lo no desempenho de suas tarefas, afinal, ele é o Controlador Geral não é?

O CRC/RS tem alguns livros para download que podem também te ajudar. Seguem os links:

A Organização do Sistema de Controle Interno Municipal

A Contabilidade e a Controladoria

Take it easy!

Everton da Rosa
Contador
CRC RS 076595/O-3
Yan Ferreira Martins

Yan Ferreira Martins

Bronze DIVISÃO 1, Técnico Contabilidade
há 8 anos Quinta-Feira | 5 novembro 2015 | 12:37

Everton, muito obrigado pela atenoo e resposta;

O controlador concursado sim (como Fiscal de Tributos), todavia remanejado para essa funo, haja vista que este um cargo de confiana.

Quanto ao meu cargo aqui no municpio... Devo estudar s questes atreladas ao cargo de Tcnico em Contabilidade ou de Controlador? haja vista que, apesar de possuir questes em comum, no irei lidar, literalmente, com a "contabilidade pura".

O que vi, nesses poucos dias que tomei posse, foi o Relatrio feito pelo Controlador (que deve ser feito, no caso da prefeitura onde sou servidor, trimestralmente) para ser entregue ao TCE (Tribunal de Contas do Estado).

Notei que necessrio um domnio muito apurado em questes oramentrias e, principalmente, em leis. O trabalho feito nesse relatrio se resume em analisar tudo o que foi feito pela prefeitura nos ltimos 3 meses e averiguar o que est ou no de acordo com a Lei, o que deveria ter sido feito e no foi e vice-versa. Leis, leis e mais leis...

Diante disso fico receoso. Visto que, apesar de eu ser Tcnico em Contabilidade, minha rea de atuao outra.
Sou professor de Matemtica e Fsica do Estado (me formo ano que vem) e no me aprofundei nos estudos da contabilidade aps minha formao tcnica...

Enfim, obrigado pela ajuda!

Yan Ferreira Martins

Técnico em Contabilidade exercendo atividade como Analista de Controle Interno.
CRC SP 300860/O-4
Everton da Rosa

Everton da Rosa

Prata DIVISÃO 5, Contador(a)
há 8 anos Quinta-Feira | 5 novembro 2015 | 12:50

Yan, quando disse pra voc averiguar quais so as suas atribuies e as do controlador, foi justamente para que voc saiba o que de sua responsabilidade e o que no .

O cargo CC de controlador geral deve possuir atribuies assim como o teu cargo de Tcnico. Como no conheo a legislao do teu municpio sobre o controle interno, somente posso supor que o controlador geral o "chefe" do controle interno do municpio e voc um "assistente" dele. A responsabilidade pelos relatrios, neste caso, seria dele, num primeiro momento, porm, voc, na qualidade de "assistente" quem faria parte do trabalho, como coletar dados, elaborar relatrios e planilhas, etc. Ao controlador geral, caberia, em tese, a anlise dos dados e informaes geradas por voc.

Tambm suponho que o teu cargo no municpio seja de Tcnico em Contabilidade, assim, independentemente de estar ou no no controle interno, voc vai precisar estudar sobre contabilidade pblica, oramento e finanas.

Ns servidores concursados temos como nica arma de "defesa" o conhecimento apurado das nossas atribuies. Isso nos defende no s da tentativa constante de atribuio de responsabilidades que no so nossas, mas tambm, evita que no faamos algo que de nossa responsabilidade, por puro desconhecimento.

Repito o conselho: aprofunde-se na legislao municipal do teu cargo, do cargo CC de controlador, do prprio controle interno, bem como no mximo de legislao do te municpio, alm, obviamente, daquela relacionada a contabilidade pblica, oramento e finanas.

Everton da Rosa
Contador
CRC RS 076595/O-3
Yan Ferreira Martins

Yan Ferreira Martins

Bronze DIVISÃO 1, Técnico Contabilidade
há 8 anos Quinta-Feira | 5 novembro 2015 | 13:57

Everton,
O município aonde moro ainda não regulamentou a Controladoria Interna; isto é, não existe um regimento de atribuições que um controlador e/ou seus subordinados devem seguir.
Todavia, o controlador me disse que está articulando um processo para que seja criada a regulamentação desse setor.

Yan Ferreira Martins

Técnico em Contabilidade exercendo atividade como Analista de Controle Interno.
CRC SP 300860/O-4
 Eduardo  Freitas

Eduardo Freitas

Prata DIVISÃO 5, Contador(a)
há 8 anos Quinta-Feira | 5 novembro 2015 | 14:13

Caro Yan,

Aconselho vc a estudar bastante. Uma das funções da controladoria é a liquidação da despesa, que consiste na verificação do direito adquirido pelo credor, tendo por base os titulos e documentos comprobatórios do respectivo crédito(art 63 da Lei 4320/64). Claro que alem disso, existem diversas outras atribuições pertinentes ao controle interno. Leia a Lei 4320/64 e também a 8666/93(lei das licitações). Vc precisará ter total conhecimento dessas duas leis bem como a legislação do seu Município. A controladoria é o coração da Prefeitura pois "tudo" passa por ai. Estude, pesquise, pergunte, etc...

Att

Eduardo Freitas
FMS CM
Controlador Geral
[email protected]
LUCIA HELENA TEIXEIRA

Lucia Helena Teixeira

Bronze DIVISÃO 3, Contador(a)
há 8 anos Quarta-Feira | 30 dezembro 2015 | 16:55

Yan boa tarde.
Sugiro que vc procure se qualificar, já que vc tem noções em Contabilidade.
Existem empresas especializadas em Controle Interno para Municípios e eu tenho certeza que este será um bom começo para vc entender sobre suas atribuições. Peça um curso desse para a Administração, tenho certeza que vc terá outra visão dos fatos.
Boa sorte.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.