x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE PÚBLICA

respostas 2

acessos 13.712

Nota de empenho

PRISCILA RIBEIRO SANDER

Priscila Ribeiro Sander

Iniciante DIVISÃO 1, Administrador(a)
há 8 anos Terça-Feira | 10 maio 2016 | 12:00

boa tarde,

gostaria de saber o que é nota de empenho?
quem emite no caso a empresa que está vendendo o produto ou o órgão?
É necessário um talão especial para emissão deste tipo de nota, ou, emitimos nota comum de venda e o órgão expedi está nota de empenho.

Everton da Rosa

Everton da Rosa

Prata DIVISÃO 5, Contador(a)
há 8 anos Quarta-Feira | 11 maio 2016 | 08:03

Priscila:

Nota de empenho é um documento típico de órgão público. Ela representa o empenho da despesa que, em resumo é a autorização dada pelo gestor do órgão público emitente para que determinada despesa seja realizada.

É mais ou menos como um cheque preenchido e assinado que o dono de uma empresa deixa para seu funcionário para que este realize alguma compra.

Quem emite são órgãos públicos e é um documento basicamente para o controle do orçamento do órgão emitente.

Por vezes pode substituir o contrato, no caso de transações mais simples.

A existência de nota de empenho, ou simplesmente empenho, não exige um tipo de nota fiscal diferenciado para a empresa que é contratada do órgão público. O que se deve observar a necessidade de emissão de documento fiscal eletrônico (e-NF ou e-CF), que é a regra para transações com órgãos públicos.

A empresa (privada), ao transacionar com qualquer órgão público deve sempre ter o cuidado de verificar a existência de empenho prévio à realização da despesa (entrega do material, bem ou serviço). Sem que o empenho seja prévio a isso, a empresa pode até correr o risco de não receber pelo material, bem ou serviço.

É direito da empresa receber uma cópia da nota de empenho, que em geral, deve ser solicitada.

Everton da Rosa
Contador
CRC RS 076595/O-3

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.