x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE PÚBLICA

respostas 6

acessos 11.498

Assinatura em empenhos

Erick Jonathan Galimberti Pattuzzo

Erick Jonathan Galimberti Pattuzzo

Iniciante DIVISÃO 3, Auxiliar Contabilidade
há 8 anos Domingo | 11 setembro 2016 | 20:11

Olá. Estou com uma duvida com respeito a assinaturas de empenhos. Sou concursado pela prefeitura como secretario escolar, mas em desvio de funcao trabalho na contabilidade da prefeitura como chefe de processamentos de empenhos. Eu so empenhava e liquidava, mas nao assinava nenhuma especie de documento. Mas mudou o prefeito, e a nova gestão estão exigindo que eu assine os empenhos. Eu posso assinar mesmo não sendo formado? E poderia acarretar algum problema para mim com respeito ao mal uso das verbas publicas, por eu ter assinado um desses empenhos? Obrigado pela ajuda!

Everton da Rosa

Everton da Rosa

Prata DIVISÃO 5, Contador(a)
há 8 anos Segunda-Feira | 12 setembro 2016 | 08:51

Erick,

Segundo a Lei Federal nº 4.320/1964:

Art. 58. O empenho de despesa é o ato emanado de autoridade competente que cria para o Estado obrigação de pagamento pendente ou não de implemento de condição.


A autoridade competente é o Ordenador de Despesas, que via de regra é o Prefeito, ou, às vezes, o Secretário Municipal. É esta pessoa que DEVE assinar as notas de empenhos.

O Secretário da Fazenda (ou Finanças) também geralmente costuma assinar as notas de empenho.

O importante é que deve haver uma normativa local dizendo quem, além do Ordenador de Despesas deve assinar as notas de empenho.

Provavelmente não há norma local (municipal) sobre isso aí em Governador Valadares, então te aconselho usar o bom senso: assine, mesmo porque, a tua assinatura vai ter apenas a finalidade de identificar que foi você quem DIGITOU o empenho do sistema. Como você não é Técnico Contábil/Contador (imagino eu), você não pode ter responsabilidade técnica sobre os empenhos, ou seja, você é apenas quem digita os empenhos no sistema.

Everton da Rosa
Contador
CRC RS 076595/O-3
ALEX LUCAS VIEIRA

Alex Lucas Vieira

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 8 anos Segunda-Feira | 12 setembro 2016 | 08:59

Mas foi designado voce Erick como ordenador? por decreto? ou voce assina como liquidante? ou como bem disse o Everton somente para identificar quem efetuou o empenho

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.