x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE PÚBLICA

respostas 2

acessos 2.022

CETESB / IBAMA - cadastro e declarações anuais

Marisa P. Siqueira

Marisa P. Siqueira

Iniciante DIVISÃO 3, Analista Financeiro
há 7 anos Terça-Feira | 11 outubro 2016 | 11:10


Bom dia Pessoal,

Sou técnica contábil porém nunca exerci a funcão como tal, apenas como Analista finaceiro. Mas agora estou entrando um pouco mais neste campo contábil pois agora trabalhando em Industria da família preciso aprofundar mais nos detalhes.

A pouco tempo trocamos de contador porque não estavam nos atendendo da forma correta, então muitas coisas calharam ao mesmo tempo coincidentemente ou não. Tudo começou com a visita de um fiscal da prefeitura que verificou nossa vistoria do Bombeiro vencida há quase um ano / ok resolvido. Depois fiscalização da CETESB que apesar de estar valida a Licença o prazo para dar entrada na renovação são 120 dias antes do vencimento. Já não bastando isso, estou eu tentando cadastro no IBAMA (um dos documentos exigidos para renovação é a tal CTF/APP) para retirar a CTF.

E para minha surpresa não tínhamos cadastro mesmo sendo obrigatório desde 2000 para algumas pessoas FÍSICAS além das pessoas jurídicas. Então o que venho levantar como questão é o seguinte: Todos em conhecimento disso? Foi uma surpresa apenas pra mim estas pendências?

Visto que ao abrirmos uma empresa buscamos orientação de contadores para nos amparar e orientar a buscar outros profissionais caso não seja parte de sua assessoria, não seria correto e ético os contadores orientarem estas questões para não sermos pegos de surpresa? Por favor me orientem quem seriam os responsáveis diante de tamanha falta de informação?

O assunto é tão sério que a falta deste documento no IBAMA nos impede de ter Licença da CETESB e outros governamentais. Sem falar que no IBAMA precisamos declarar anualmente entre Fev/março um relatório que se não declararmos somos punidos com multa. Sabiam disso?

Desculpem o texto tão grande, mas estou tão perplexa com isso que preciso mesmo saber a direção correta!! E também orientar outros quanto a isso para não serem tachados de ignorantes como eu estou me sentindo!

Tenham bom dia!!

RITA DE CASSIA CALIXTO

Rita de Cassia Calixto

Prata DIVISÃO 2, Analista Contabilidade
há 7 anos Quinta-Feira | 1 dezembro 2016 | 14:41

Olá Marisa, tudo bem?
Hoje acabei de ver seu comentário e estou na mesma situação, a empresa que trabalho foi aberta em 2007 e não foi feito licença no IBAMA, quando entrei aqui o ex contador disse que não precisava, "confiei nele" e hoje ao renovar a licença da CETESB foi solicitado.
Entrei no site do IBAMA e fiz a inscrição da pessoa física (representante da PJ) e a inscrição da Pessoa Jurídica no CTF/APP .
Agora não sei quais os procedimentos seguintes, você sabe quais são ou alguém sabe me informar ?



Marisa P. Siqueira

Marisa P. Siqueira

Iniciante DIVISÃO 3, Analista Financeiro
há 7 anos Quarta-Feira | 7 dezembro 2016 | 09:30

@Rita de Cassia Calixto, é realmente constrangedor!!

Bom, vai dar um pouco de trabalho - levei muito tempo lendo os manuais para o preenchimento correto e finalização do pedido!
Primeiro você precisa ver se a sua Renovação é Simples (Prévia) ou não. A minha é a Prévia - esta considerada "simples" que teoricamente é mais fácil de fazermos. Minha sugestão para você é a seguinte: se for a Prévia acredito que tendo tempo hábil dá para você arriscar em fazer. Caso contrario oriento a contratar alguma empresa que faça isso!
Assim que você responder este comentário você me fala qual dúvida você tem que tento te ajudar ok? Desculpe não ter visto antes seu comentário...

Marisa.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.