x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE PÚBLICA

respostas 13

acessos 5.274

Manual de Contabilidade Aplicada ao Setor Público

Labor-Contábil
Articulista

Labor-contábil

Articulista , Contador(a)
há 14 anos Domingo | 27 dezembro 2009 | 17:12

Que é isso Wilson!

A Contabilidade Pública é um ramo pouco explorado e, principalmente, pouco compreendido pela imensa maioria de contadores. Veja que esta sala é pouco utilizada no Fórum...

Alguns pontos dessas novas Portarias ainda estão um pouco confusos, ainda mais para um leigo no assunto como eu. Vamos estudar e esperar que surjam cursos, debates, palestras e matérias, inclusive aqui no Fórum, para que possamos compreender melhor a Contabilidade Pública.

Um feliz ano novo pra você também!

Labor-Contábil - Contabilidade e Assessoria Empresarial
Angela Maria

Angela Maria

Prata DIVISÃO 4, Contador(a)
há 14 anos Segunda-Feira | 28 dezembro 2009 | 08:32

Bom dia Revson, essa Portaria na verdade fez alterações em outras publicadas em agosto/09, ainda não fiz uma leitura para identificar quais foram as alterações.Quanto a cursos, a ESAF, Escola de Administração Fazendaria já iniciou um treinamento voltado apenas para as prefeitura, em maio/09.
Feliz Ano Novo a todos!

Angela Maria
Labor-Contábil
Articulista

Labor-contábil

Articulista , Contador(a)
há 14 anos Segunda-Feira | 28 dezembro 2009 | 19:49

Angela,

A Portaria 749 é de 15 de dezembro e a Portaria 751 é de 16 de dezembro. Ambas foram publicadas no DOU de 17 de dezembro. É só acessaar os link's e conferir.

[...]

Labor-Contábil - Contabilidade e Assessoria Empresarial
Angela Maria

Angela Maria

Prata DIVISÃO 4, Contador(a)
há 14 anos Terça-Feira | 29 dezembro 2009 | 07:58

Bom dia Revson,
Sim, já baixei as portarias, o que quiz dizer é que ainda não fiz um comparativo entre o que foi publicado em agosto, e a de dezembro.

Angela Maria
Labor-Contábil
Articulista

Labor-contábil

Articulista , Contador(a)
há 14 anos Terça-Feira | 29 dezembro 2009 | 11:21

As referidas portarias realmente merecem uma atenção especial. Acredito que as mudanças promovidas na Contabilidade Pública pelas medidas implementadas pela STN vão provocar uma revolução tal qual aquela resultante da Lei 11.638/07 e Lei 11.941/09 nas empresas privadas.

Por exemplo: a elaboração da Demonstração de Fluxo de Caixa será realmente necessária para todas as entidades públicas...?

Labor-Contábil - Contabilidade e Assessoria Empresarial
Carlos Emmanuel de Almeida Reis

Carlos Emmanuel de Almeida Reis

Iniciante DIVISÃO 1, Contador(a)
há 14 anos Sexta-Feira | 15 janeiro 2010 | 00:03

Revson Vasconcelos Alves.

Trabalho em um orgão publico e estou com dificuldades para poder empenhar despesa com Jetons . Os meus superiores não estão em sintonia , um fala que é no elemento 319016 , o outro fala que é no elemento 339036 . Vale lembra que eu estou pagando tal gratificação (jeton) para servidores do meu orgão . Peço socorro pra todos que estão lendo esta mensagem .

um abraço

Labor-Contábil
Articulista

Labor-contábil

Articulista , Contador(a)
há 14 anos Domingo | 17 janeiro 2010 | 19:37

Carlos,

Você poderia especificar o que seria "Jetons"? Sua dúvida é quanto a classificação (elemento) dessas despesa?

Ficamos aguardando.

Labor-Contábil - Contabilidade e Assessoria Empresarial
Petrúcio Freitas da Hora

Petrúcio Freitas da Hora

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 14 anos Sexta-Feira | 19 fevereiro 2010 | 17:44

REVSON, Jetons são gratificações recebidas pelos parlamentares pelo trabalho "extra"...

Já trabalham pouco e quando inventam de trabalhar recebem extra... é brincadeira...

osvaldo valentim de souza

Osvaldo Valentim de Souza

Bronze DIVISÃO 3, Professor(a)
há 12 anos Quinta-Feira | 14 junho 2012 | 20:53

Você tem razão, existe pouco interesse em relação a contabilidade pública. Veja bem o que você escreveu. Na contabilidade societária, a Lei 6404/76 foi alterada mediante a aprovação de duas outras LEIS. Na contabilidade pública, está sendo utilizada a figura das PORTARIAS. Tem coisa errada aí, né não? O movimento de mudança na contabilidade pública começou mal, ferindo de morte o princípio básico da administração pública: LEGALIDADE. Cuidado com isso. Vai term muita briga ainda pela frente.

Leonardo Costa

Leonardo Costa

Bronze DIVISÃO 4, Analista Contabilidade
há 12 anos Terça-Feira | 19 junho 2012 | 16:07

Boa tarde

Sr. Revson Alves!

Tem um site chamado PORTAL DO ENSINO PROFISSIONAL que disponibiliza videos e apostilas sobre esse tema,mas cobrada uma taxa o valor de R$50,00.

Leonardo Manhães
Contabilidade
Rio de Janeiro
Marco Miranda

Marco Miranda

Iniciante DIVISÃO 3, Contador(a)
há 11 anos Quinta-Feira | 20 setembro 2012 | 12:02

Concordo com o Osvaldo. Até onde sei, portaria não pode alterar a lei, no máximo seus anexos com modelos de elaboração de demonstrações.
Comecei a pouco tempo como contador do setor público, mas estou vendo que ainda temos muito a estudar. E tomar muito cuidado com esta "legislação" da STN.

Até mais.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.