Odair Medina Garcia
Iniciante DIVISÃO 4, Contador(a) Bom dia caros colegas, tenho dúvida como contabilizar os recebimentos de contribuições de anuidades no cartão de crédito, mais especificamente as taxas de administração, tendo em vista que reconheço a despesa no ato do pagamento pelo princípio da competência, no entanto no meu entendimento, devo lançar essa taxa no PC em "Taxas c/ cartão de crédito a pagar" e ir dando baixa conforme as parcelas vão sendo debitadas na conta banco realmente ocorre o pagamento, ex: pagamento de 1.000,00 reais em 10X à uma taxa de administração de 5%, ou seja, despesa com cobrança de 50,00 reconhecido no passivo e dar baixar mês a mês frente ao "Cartão de Crédito a receber", segue:
NO RECEBIMENTO DAS ANUIDADES PARCELADO 1.000,00 em 10X NO CARTÃO em 01/03/2021:
D - Cartão de Crédito a Receber - Cielo - AC 1.000,00
C - Anuidades - VPA
DESPESA COM COBRANÇA:
D - Despesa c/ Cobrança - VDP 50,00
C - Taxas c/ Cartão de Crédito a Pagar - PC
NO RECEBIMENTO DA 1º PARECLA EM 01/04/2021:
D - Banco - AC 95,00
C - Cartão de Crédito a Receber - Cielo - AC
D - Taxa c/ Cartão de Crédito a Pagar - PC 5,00
C - Cartão de Crédito a Receber - AC
Alguém poderia me dar um feedback, pois a minha dúvida está se eu devo lançar essa taxa no PC e ir dando baixa mês a mês ou se eu posso reconhecer essa despesa com taxa na conta "Cartão de Crédito a Receber" tudo de uma vez, no caso, os 50,00.