x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE PÚBLICA

respostas 3

acessos 438

Angélica Ramos

Angélica Ramos

Bronze DIVISÃO 3, Analista Pessoal
há 3 anos Quarta-Feira | 4 agosto 2021 | 10:59

Prezados,
Bom dia.

No balancete contábil está lançado benfeitorias em obras de terceiros ( Bens Imóveis) só que no Patrimônio do ente não tem esse valor, essa obra foi feita em propriedade de terceiros, e acredito que essa obra foi apenas despesa e não deveria está lançada no imobilizado. Agora como proceder com essa correção ?

WESMEY SILVA

Wesmey Silva

Bronze DIVISÃO 4, Auditor(a)
há 2 anos Quinta-Feira | 5 agosto 2021 | 08:45

Olá Angélica! Creio que o mais correto a fazer seria baixar este valor contra uma VPD, explicando no histórico do lançamento o motivo da baixa e a depender do valor criar uma nota explicativa.

Wesmey Silva
CRC-CE 016021
Angélica Ramos

Angélica Ramos

Bronze DIVISÃO 3, Analista Pessoal
há 2 anos Segunda-Feira | 9 agosto 2021 | 12:58

Wesmey,
Muito obrigada pela sua resposta, olhei dentro do Sigfis da época os lançamentos do empenho estão como Obras e Instalações, então acredito que seria Benfeitorias em obras de terceiros mesmo. Sendo assim o correto seria ajustar o Patrimônio já que o contábil está correto. A depreciação vc me aconselharia a fazer retroativa ou a partir do acerto do Patrimônio ?

WESMEY SILVA

Wesmey Silva

Bronze DIVISÃO 4, Auditor(a)
há 2 anos Quinta-Feira | 12 agosto 2021 | 09:35

Angélica, de acordo com o MCASP o órgão ou entidade deve reconhecer os efeitos do reconhecimento inicial dos ativos como ajuste de exercícios anteriores no período em que é reconhecido pela primeira vez de acordo com as novas normas contábeis para, após isto, adotar os procedimentos de mensuração. Sendo assim, o afeito da depreciação não reconhecida em exercícios passado deve ser registrado na conta Ajuste de Exercícios Anteriores.

Wesmey Silva
CRC-CE 016021

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.