x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE PÚBLICA

respostas 11

acessos 4.091

Desafios de iniciar no cargo de contador de uma Prefeitura Municipal

Jéssica

Jéssica

Bronze DIVISÃO 1, Contador(a)
há 2 anos Domingo | 1 maio 2022 | 12:03

Caros colegas,

Recentemente fui nomeada para assumir o cargo de contadora em uma Prefeitura do interior, cuja cidade tem aproximadamente 70mil habitantes.
Acontece que não tenho experiência na área, pois conheço apenas a teoria da Contabilidade Pública devido ao estudo para concursos. Tenho experiência na área privada com DP e por isso estou insegura para assumir o cargo.

Gostaria de saber se tem algum colega que passou pela mesma situação que possa partilhar sua experiência. E gostaria de saber se vale a pena assumir a contabilidade de uma Prefeitura ou se é arriscado. Agradeço desde já.

Lucas Amorim Nóbrega

Lucas Amorim Nóbrega

Prata DIVISÃO 4, Coordenador(a) Fiscal
há 2 anos Domingo | 1 maio 2022 | 23:20

Boa noite Jessica.

Creio que toda experiência é válida para que cresçamos como profissionais.

Meu conselho é:

- Busque por cursos profissionalizantes;
- Busque por escritórios já consolidados, afim de consultoria;
- Tente expandir o seu network afim de contribuir com conhecimento e também absorver.

Se você se sentir bem com a ideia, então não vejo porquê não aceitar o cargo, porém é uma baita responsabilidade.

Abs, desejo toda sorte !

Treine enquanto eles dormem, estude enquanto eles se divertem, persista enquanto
eles descansam, e então, viva o que eles sonham.

Apaixonado pela Contabilidade.


João Pessoa, PB.
Everton da Rosa

Everton da Rosa

Prata DIVISÃO 5, Contador(a)
há 2 anos Segunda-Feira | 2 maio 2022 | 08:31

Parabéns Jéssica.

Eu tenho 12 anos de prefeitura e contabilidade pública e também comecei sem experiência na área.

O que posso te dizer é que na área pública você vai ter muito contato com a Contabilidade, mas do que na área privada. Se você tiver a chance de trabalhar com contabilidade mesmo, será ótimo (digo isso porque podem colocar você no RH, nas compras e licitações, etc. Acontece tanta coisa nesse Brasil que não é de duvidar).

Neste primeiro momento (suponho que tenha assumido o cargo ou vá fazer isso), tente se iterar das rotinas do local de trabalho e busque conhecer o melhor possível o sistema informatizado. Também se informe se existe alguma consultoria ou assessoria contratada que possa te orientar na área contábil. Aqui no RS isso é bem comum de existir.

Busque também apoio em grupos de WhatsApp de contadores públicos. Sempre tem uma meia dúzia bem disposta a ajudar os colegas em início de carreira. Este fórum também é uma boa ferramenta para isso, só pode demorar um pouco.

Não esqueça de buscar cursos e treinamentos sobre a área. Lembre-se que o MCASP e o MDF são seus amigos.

Conheça a legislação do município que vais assumir (no mínimo leis e decretos) e mantenha sempre à mão a Lei 4.320/64, a LC 101/2000, o MDF e o MCASP, além das normas emitidas pelo TCE do seu estado.

Eu poderia ficar horas e horas escrevendo conselhos, mas acho que por enquanto é suficiente.

Boa sorte e seja bem-vinda.

Everton da Rosa
Contador
CRC RS 076595/O-3
Vinicius Pavim

Vinicius Pavim

Bronze DIVISÃO 5, Contador(a)
há 2 anos Terça-Feira | 3 maio 2022 | 14:51

Cara Jéssica, assim como você, vim de 8 anos de área privada e ingressei em um concurso para contador na área pública e hoje estou há quase 4 anos na Prefeitura.

As diferenças são gigantescas, lembro que no começo pensei em desistir, porém hoje agradeço por ter seguido até aqui.

Muitas coisas da teoria te ajudarão na prática, porém o grande impacto é na rotina de serviço.

Por isso os conselhos que te dou é : 
-Entenda a rotina de trabalho (Obrigações necessárias e prazos a serem cumpridos)
-Busque ouvir as pessoas que já trabalhem no setor, ainda que não sejam contadores, todos poderão contribuir um pouco com seu crescimento.
-Faça tudo com base em documentos formais, pois o contador não tem a função de tomar decisões, e sim orientar para que sejam tomadas.

É um cargo que exige muita responsabilidade e tem seus riscos, como em toda profissão. Mas fazendo o serviço com muita dedicação, honestidade e cautela, não terá problemas.

Ser funcionário público tem alguns benefícios também, portanto se tiver um salário que te agrade e uma boa condição de trabalho acredito que vale a pena assumir sim.

Siga firme e boa sorte.

Jéssica

Jéssica

Bronze DIVISÃO 1, Contador(a)
há 2 anos Quinta-Feira | 5 maio 2022 | 16:27

Obrigada a todos os colegas pelas dicas, tenho alguns dias para assumir o cargo e vou aproveitar para ler as leis que vocês indicaram e ver a última versão do MCASP. Gratidão a cada um pela ajuda!

Hiago

Hiago

Iniciante DIVISÃO 2, Não Informado
há 1 ano Domingo | 25 junho 2023 | 22:51

Olá Jéssica, tudo bem? Você está na prefeitura até hoje? Poderia me dizer como foi no começo? Estou querendo fazer o concurso da prefeitura aqui, mas só trabalhei em contabilidade na área privada, estou com medo de largar meu serviço caso eu passe, e ir pra prefeitura e não dar conta do trabalho, porém a remunerção lá é cerca de 3 vezes maior do que eu ganho hoje.

uperash

Uperash

Iniciante DIVISÃO 1, Account Manager
há 1 ano Quarta-Feira | 5 julho 2023 | 11:33



Caros colegas,

Recentemente fui nomeada para assumir o cargo de contadora em uma Prefeitura do interior, cuja cidade tem aproximadamente 70mil habitantes.
Acontece que não tenho experiência na área, pois conheço apenas a teoria da Contabilidade Pública devido ao estudo para concursos. Tenho experiência na área privada com DP e por isso estou insegura para assumir o cargo.

Gostaria de saber se tem algum colega que passou pela mesma situação que possa partilhar sua experiência. E gostaria de saber se vale a pena assumir a contabilidade de uma Prefeitura ou se é arriscado. Agradeço desde já.
Olá colega! Entendo perfeitamente sua insegurança ao assumir um novo cargo sem experiência específica na área da Contabilidade Pública. No entanto, quero encorajá-la a enfrentar esse desafio. Assumir a contabilidade de uma Prefeitura pode ser uma excelente oportunidade de aprendizado e crescimento profissional. Embora haja diferenças em relação à área privada, com dedicação e estudo, você será capaz de se adaptar e adquirir as habilidades necessárias. Não subestime sua capacidade e lembre-se de que sempre há colegas dispostos a ajudar. Acredite em si mesma e siga em frente!

JOSE MARCIO BOEIRA DE SOUZA

Jose Marcio Boeira de Souza

Bronze DIVISÃO 5, Contador(a)
há 51 semanas Segunda-Feira | 7 agosto 2023 | 09:34

Prezada Jéssica!!
Primeiramente parabéns pelo feito!!! Iniciei sem saber nada, tipo barata tonta...Eram muitos procedimentos, e cada dia tua vai aprendendo cada coisa...Essa especificidade da profissão, ta cada vez mais rara, se esforçares te renderá bons frutos.
Não sei se trabalha em conjunto ou quase que sozinha, mas pelo tamanho da tua municipalidade, já deveria ter uma equipe, haja vista que é muito volumosa a demanda.

Carlos Eduardo Monteiro

Carlos Eduardo Monteiro

Bronze DIVISÃO 2, Assistente Financeiro
há 50 semanas Terça-Feira | 15 agosto 2023 | 17:03

Boa tarde!

Fui contador municipal por 7 meses numa cidade um pouco menor, com 60 mil habitantes, e realmente é um trabalho bastante desafiador. E, da mesma forma que você, só tinha o conhecimento teórico, não tinha absolutamente nada de prática.

O aprendizado que eu tive foi absurdo, mas infelizmente não tive muita sorte em relação ao meu trabalho... Como era uma cidade pequena, e para piorar eu não tinha contato com ninguém quando cheguei, acabei penando bastante e me senti um peixe fora d'água. Tive muito pouco apoio por parte do secretário da fazenda na época, tendo sofrido até assédio moral por parte dele enquanto estava trabalhando. Aí que depois eu descobri que eles estavam esperando uma pessoa que já tivesse conhecimento prático na área, então foi mais ou menos assim no meu caso... Entrei numa floresta, sozinho e sem nenhum kit de sobrevivência. Por sorte eu tive colegas dentro do setor que foram extremamente profissionais e me auxiliaram bastante no período em que estive lá, mas a contabilidade só funciona bem quando todos os departamentos funcionam bem. Caso contrário, existem problemas que impedem que o serviço seja bem executado, e foi o que acabei me deparando naquela cidade, e isso que estou dizendo não foi apenas um fato isolado, ouvi relatos de que os problemas eram recorrentes com outros contadores que passaram por ali.

Pedi exoneração do cargo de contador após passar em um outro concurso da minha cidade, em um cargo inferior (assistente financeiro), mas com igual salário, benefícios maiores e potencial de ascensão na carreira, além de ser na minha cidade, e o trabalho atual é infinitamente melhor.

No mais, o que posso dizer a você é que continue estudando, se dedicando ao máximo e que você tenha no seu ambiente de trabalho todo o apoio possível para executar o seu trabalho da melhor maneira.

Espero que você esteja feliz e satisfeita no seu emprego atual.

Abraços!

Carlos Eduardo de Camargo Monteiro

Contador - CRC 1SP335442/O-8

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.