x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE PÚBLICA

respostas 2

acessos 181

Conciliação do extrato

Dyego Fellipe

Dyego Fellipe

Iniciante DIVISÃO 1
há 1 ano Terça-Feira | 25 abril 2023 | 08:40

Parceiros, bom dia!
Estou trabalhando em um órgão público e me deparei com uma situação que eu nunca tinha visto antes: o saldo da conta banco não bate com o extrato. É necessário acessar diversos documentos para bater por que o contador daqui diz que há um delay no banco e que, por exemplo, os recebimentos de hoje só serão visualizados no próximo dia útil... mas eu não aprendi assim :/ Alguém pode me dizer se isso tem base legal?

Vinicius Pavim

Vinicius Pavim

Bronze DIVISÃO 5, Contador(a)
há 1 ano Segunda-Feira | 8 maio 2023 | 14:33

Boa Tarde, existe sim alguns casos onde o Saldo contábil do banco não bate com o extrato, mas desconheço essa situação, analisando pelo que você disse.

Aqui quando não há algo incomum, os extratos sempre batem.

Existe sim o Delay de por exemplo (contribuinte paga o boleto, demora 1 ou 2 dias úteis para cair o dinheiro na nossa conta), porém o lançamento é feito com base na data do crédito, e não na data que o contribuinte pagou, portanto os saldos x extratos sempre batem. Não sei se é esse o caso.

Precisaria analisar melhor a situação.

João Paulo Toni

João Paulo Toni

Iniciante DIVISÃO 1, Contador(a)
há 1 ano Terça-Feira | 9 maio 2023 | 20:03

Boa tarde Srs.

É exatamente como foi apresentado pelo colega Vinicius.
O momento da Arrecadação da Receita consiste na entrega do valor pelo contribuinte ao banco e o Recolhimento, próxima fase da receita, é o momento em que o valor é transferido pela Instituição Financeira arrecadadora aos cofres públicos.

O registro contábil da receita somente deve acontecer no momento em que ocorrer o recolhimento, o fundamento legal está no art. 35 da Lei 4.320/64. Dessa forma você vai ter a informação da arrecadação 1 ou 2 dias antes do recolhimento mas o lançamento dos valores efetivamente arrecadados deve acontecer no dia em que eles estiverem disponíveis para o órgão.

Não se deve fazer a conciliação dessa situação pois o registro deve ocorrer no mesmo dia (no contábil e no extrato devem estar iguais). A conciliação será feita caso exista receita no contábil e não tenha no extrato ou o contrário.

Espero ter ajudado.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.