x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE PÚBLICA

respostas 1

acessos 124

Licença Maternidade

Thais Teixeira Santos Reis

Thais Teixeira Santos Reis

Iniciante DIVISÃO 2, Auxiliar Enfermagem
há 7 semanas Terça-Feira | 27 agosto 2024 | 08:33

Bom dia! 
Trabalho registrada e entrei de licença maternidade pelos cálculos dos últimos 6 meses a minha parcela seria de 1.658, porém a empresa depositou 1.318, questionei se realmente era esse valor e desde então não me respondem conversei com um advogado ele disse que eu teria que registrar denuncia no MTe, mas apenas gostaria de saber se o cálculo deles está correto ou o meu cálculo, no holerite veio 1.212 e um desconto de 95 do INSS ?

Obrigada

Kaik Rodrigues Vieira
Articulista

Kaik Rodrigues Vieira

Articulista , Consultor(a) Contabilidade
há 7 semanas Terça-Feira | 27 agosto 2024 | 14:17

Thais,

A respeito do salário maternidade é a média aritmética dos últimos 12 meses trabalhados para trabalhadores com salário variável ou avulso, ou, se for salário fixo mensal o salário maternidade é o mesmo que o do mês anterior à licença.

Uma coisa que deve ser observado é que o INSS é quem irá pagar o valor da remuneração, e o próprio INSS irá fazer o desconto da parcela de previdência.

Outra coisa a se observar é se você entrou em licença no meio do mês, o salário será pago uma fração pela empresa e outra pelo INSS.

Porém, o ideal é ver seu caso detalhadamente com a contabilidade. Pois, o salário-maternidade não pode ser inferior ao salário mínimo, portanto, teria que avaliar exatamente o ocorrido.

Antes de realizar denúncia, sugiro verificar com a contabilidade ou empregador, pois pode ser que seja um erro de sistema e o ideal é sempre pautar pela resolução direta.

www.gov.br

"A virtude de uma pessoa mede-se não por ações excepcionais, mas pelos hábitos cotidianos!"

Kaik R. Vieira
Contador e ex-Perito Judicial
CRC: 0021187/O - ES

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.