x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE PÚBLICA

respostas 3

acessos 221

Curso/dicas Contabilidade Pública na Prática

PEDRO APARECIDO ISRAEL

Pedro Aparecido Israel

Iniciante DIVISÃO 2, Contador(a)
há 3 semanas Segunda-Feira | 27 janeiro 2025 | 16:48

Boa tarde pessoal,

Ingressei recentemente no cargo de contador público em um município, mais estou um pouco perdido pois não tenho experiência profissional na área contábil nem na área pública. Gostaria de saber se poderiam me indicar algum curso que ensine não só  a parte teórica mais que trabalhe também a pratica, do dia a dia.
Gostaria também de dicas de por onde começar nesse inicio de carreira.

SÉRGIO

Sérgio

Iniciante DIVISÃO 3, Contador(a)
há 3 semanas Quarta-Feira | 29 janeiro 2025 | 08:15

Pessoal,
Também gostaria de receber indicação de um curso realmente bom, que não seja apenas teórico, que realize uma "formação profissional". Assumi recentemente uma pequena câmara municipal, não temos consultoria e estou tendo muita dificuldade.

Kaik R. Vieira
Moderador

Kaik R. Vieira

Moderador , Coordenador(a) Financeiro
há 2 semanas Segunda-Feira | 3 fevereiro 2025 | 14:06

Colegas,

Contabilidade pública na prática ainda em muitas regiões é uma área deficitária de capacitação. O que eu aconselho é o seguinte:
Primeiro, analisar quais os softwares que serão utilizados no dia a dia, segundo fazer um levantamento das obrigações acessórias, terceiro verificar se sua região/estado possui escola de contas públicas geralmente são escolas dos TCEs que oferecem cursos.

Após isso pontuado, sobre o software a própria entidade do sistema costumam oferecer treinamentos ou vídeo-aulas que te ajudarão, já as obrigações acessórias os módulos são públicos, tu consegue ir acessando como maneira de teste e ir assistindo no youtube os preenchimentos.

Creio que assim é possível ter um norte inicial. Pois, a prática mesmo, infelizmente, só é aprendida quando vivenciada.
Sds,

"A virtude de uma pessoa mede-se não por ações excepcionais, mas pelos hábitos cotidianos!"

Kaik R. Vieira
Contador e ex-Perito Judicial
CRC: 0021187/O - ES
Vitória/ES

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.