x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE PÚBLICA

respostas 11

acessos 8.320

É viável se especializar em contabilidade pública

José Marcos de Almeida Pereira

José Marcos de Almeida Pereira

Bronze DIVISÃO 5, Analista Contabilidade
há 12 anos Sábado | 17 setembro 2011 | 21:26

Estou prestes a concluir minha graduação em ciências contábeis e tenho uma dúvida e acredito que seja a de muitos que estam concluindo essa etapa: Qual especialização fazer?

Hoje trabalho em um órgão público e tenho a seguinte dúvida: Valeu a pena fazer uma pós graduação em contabilidade pública? Será que existe campo para atuação?

Peço a gentileza aos usuários que me ajudem com essa dúvida

Agradeço desde já

José Marcos

Angela Maria

Angela Maria

Prata DIVISÃO 4, Contador(a)
há 12 anos Sábado | 15 outubro 2011 | 09:33

Bom dia José Marcos,
Tenha certeza que vale a pena sim, o profissional em contabilidade pública felizmente está sendo reconhecido, e com a entrada em vigor do MCASP tenho ceretza que a valorização será enorme.É um campo fascinante, minha vida profissional sempre foi nessa área, e te digo, que se estivesse iniciando hoje minha carreira faria noavemnte a opção para a Contabilidade Pública.

Angela Maria
Weslei Resende de Carvalho

Weslei Resende de Carvalho

Bronze DIVISÃO 3, Contador(a)
há 12 anos Segunda-Feira | 17 outubro 2011 | 17:04

Eu tenho certeza que essa área é muito promissora, tem um enorme campo a ser debravado por profissionais dispostos a entrar de cabeça neste meio, muito embora por se tratar de orgão públicos estamos falando de uma estrutura bem engessada, mas de qualquer forma o conhecimento é acima de tudo a maior recompensa dos garimpeiros do saber.

Existe também uma grande deficiência nas áreas de docencia.

uilton rocha nascimento

Uilton Rocha Nascimento

Iniciante DIVISÃO 4, Técnico Contabilidade
há 12 anos Segunda-Feira | 7 novembro 2011 | 20:25

boa noite. pretendo entrar neste ramo de atividade mas preciso me sentir mais seguro para abrir um escritorio, embora ja presto alguns serviços como declarações a receita federal, ao inss entre outros . meu publico alvo é associaçoes (entidades sem fins lucrativos). agradeço quem puder me passar alguma informação a respeito.

José Marcos de Almeida Pereira

José Marcos de Almeida Pereira

Bronze DIVISÃO 5, Analista Contabilidade
há 12 anos Quinta-Feira | 1 dezembro 2011 | 13:19

Caros membros

Segue um desabafo de um jovem estudante que não pode mais perder tempo para conquistar o futuro.

"Como é difícil decidir sobre a pós-graduação!!
Como é difícil projetar expectativas para um futuro incerto!!
A escolha do curso na graduação é um problema, escolher a pós ele se torna muito pior.
O que fazer? Porque fazer?(vou ter chances no mercado), onde fazer???
Eis a questão..."

Fábio Leonnardo Tadheu Ribeiro Dantas

Fábio Leonnardo Tadheu Ribeiro Dantas

Iniciante DIVISÃO 4, Técnico Contabilidade
há 12 anos Quinta-Feira | 8 dezembro 2011 | 10:30

Prezado José Marcos. Bom dia! É pertinente o seu comentário. Eu também estou cursando a minha segunda graduação (Em Ciências Contábeis) e estou examinando o mercado para saber como irei investir na Pós-Graduação. Sua indecisão é compreensível, visto que na atual conjuntura econômica estão surgindo inúmeras oportunidades, inclusive no setor público, que deverá se profissionalizar cada vez mais para atender contribuintes mais informados dos seus direitos e inúmeras demandas causadas pelo aquecimento econômico do País. Mas lembre-se que, somente os melhores é que se destacam! Especializar-se no setor público é uma boa opção e, se você tem vocação para ministrar aulas, melhor ainda! Faça uma Pós Lato-sensu, pois te dará capacitação em didática do ensino superior. Os MBAs não te capacitam para isso. São focados no mercado profissional. Procure fazer testes da sua personalidade que certamente te ajudarão a escolher o seu perfil para a especialização.

Forte abraço!
Estou às ordens para ajudá-lo!

José Marcos de Almeida Pereira

José Marcos de Almeida Pereira

Bronze DIVISÃO 5, Analista Contabilidade
há 12 anos Quarta-Feira | 21 dezembro 2011 | 12:53

Caro Fabio

Muito obrigado pela dica!
Não havia pensado ainda na área de acadêmica. Vou correr atrás e seguir essas linha.
Por acaso ontem estava conversando com algumas pessoas (um Técnico em Gestão pública e um professor de contabilidade pública) e me passaram a mesma ideia e comentaram também sobre a demanda que existe no mercado.

Um grande abraço

Bom trabalho.

osvaldo valentim de souza

Osvaldo Valentim de Souza

Bronze DIVISÃO 3, Professor(a)
há 12 anos Quinta-Feira | 14 junho 2012 | 20:45

É isso, a contabilidade pública terá grandes desafios pela frente. Não se esqueçam de buscar as razões para as mudanças que estão vindo por aí nessa área. Infelizmente, tem muita ilegalidade no MCASP, as mudanças sugeridas não estão pacificadas, meus amigos. O mercado é promissor, mas fiquem atentos ao modo como as alterações estão vindo. Querem um exemplo? O que pode mudar uma Lei? Uma outra Lei, ou uma Portaria? A STN está "legislando" por Portarias, tomem cuidado com isso.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.