x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE PÚBLICA

respostas 4

acessos 12.674

Retenção de INSS de órgãos públicos para p fisica

zenaide de cássia fonseca

Zenaide de Cássia Fonseca

Prata DIVISÃO 2, Coordenador(a) Adm. Financeiro
há 12 anos Quinta-Feira | 21 junho 2012 | 15:32

Boa tarde,

Preciso urgente de uma orientação a respeito de Reteñção de INSS ,de órgão publico (Escola estadual) para pessoa fisica.
O contratado pessoa fisica realizou serviço no valor de 2.400,00 de acordo com a instrução desse valor deve ser retido 11% inss pessoa fisica e 20% patronal totalizando 31%. Minha duvida é como recolher esse valor, o código da gps é 2402 e devo usar o cnpj da escola na GPS? isso esta correto? somente os 11% é descontado na nota? esse valor 11% não deveria ser recolhido pelo NIT do prestador como contribuinte individual? por favor me ajudem......

Alexandre Américo da Silva

Alexandre Américo da Silva

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 12 anos Quinta-Feira | 21 junho 2012 | 17:23

Zenaide, vc deve descontar os 11% do recibo/nota da pessoa física prestadora do serviço. Nesse recibo/nota deve constar o número do PIS/NIT do contratado e com esse número vc deve incluir em sua GFIP que é enviado ao INSS. Feito isso, será emitido uma GPS em nome do órgão que contratou a pessoa física (CNPJ da escola) e efetuará o pagamento do INSS retido (11%) mais o valor dos 20% patronal.

José Marcos de Almeida Pereira

José Marcos de Almeida Pereira

Bronze DIVISÃO 5, Analista Contabilidade
há 12 anos Quarta-Feira | 27 junho 2012 | 22:53

Zenaide, boa noite.
Você deve realmente utilizar o código 2402, conforme relação da receita federal. (https://www.receita.fazenda.gov.br/previdencia/gps/relcodigos.htm) e na guia tem que constar o CNPJ da escola. Quando você encaminhar a GFIP deverá relacionar esse prestador mencionando os seus dados e também o número do NIT/PIS, dessa forma ocorrerá o cruzamento dos fatos ocorridos - GFIP x Recolhimento.

Espero ter ajudado.

Att

José Marcos

Patricia  Rocha

Patricia Rocha

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 11 anos Quinta-Feira | 31 janeiro 2013 | 11:03

bom dia,
estou com uma duvida, vou gerar uma gps de uma pessoa fisica que prestou serviço a prefeitura mas não sei qual o caminho pra preencher a guia, alguem poderia me dar um link ou um passo-a-passo para geração desta guia por favor?

Obrigada

Patricia Rocha

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.