x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE PÚBLICA

respostas 28

acessos 7.015

Assumindo cargo em prefeitura

Albanir Oliveira

Albanir Oliveira

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 12 anos Sábado | 21 julho 2012 | 19:55

Olá caros colegas, assumirei em breve o cargo de contador de uma prefeitura, porém não tenho nenhuma experiência na área, gostaria que algum colega com experiência me desse algumas dicas de por onde começar.

Emerson Cruz

Emerson Cruz

Prata DIVISÃO 1, Analista Contabilidade
há 12 anos Segunda-Feira | 23 julho 2012 | 12:57

Sugiro que faça um curso técnico nesta area ou ate mesmo superior! Pois pra quem está começando e não tem nenhuma experiencia, fica quase impossivel por estar dentro dos assuntos contabeis.

Emerson Cruz
Registro de Empresas, Constituição e Legalização.
RFB, SEFAZ e PREFEITURA - RJ
E-mail: [email protected]
Cel.: (21) 97695-0226
O meu Deus é Forte, Justo e Verdadeiro!!!
Reinaldo Fonseca

Reinaldo Fonseca

Ouro DIVISÃO 2, Auditor(a)
há 11 anos Quinta-Feira | 27 dezembro 2012 | 16:40

Pode começar estudando, rsrs
No Brasil, a contabilidade pública advém diretamente da legislação. O principal dispositivo legal é a Lei 4.320/64, embora na sua maior parte ela traga regulamentação orçamentária e financeira — e não patrimonial ou contábil.

Está intimamente ligada com a gestão de recursos públicos. Esta área ganhou maior visibilidade com a Lei de Responsabilidade Fiscal.

Outra lei importante na administração publica é a Lei 8666/93.

Depois de ler essas aconselho a procurar o CTN e o Código Tributário Municipal.

Muita paciência e boa Sorte.


Att, Reinaldo Fonseca


____________________________________________
Cuidado com o "COSTUME", a Legislação muda.
NILZA  SOUSA

Nilza Sousa

Bronze DIVISÃO 2, Consultor(a) Contabilidade
há 11 anos Quarta-Feira | 9 janeiro 2013 | 23:52

Albanir como ja citado por alguns colegas a Leitura é fundamental, sugiro adotar em sua rotina a Leitura das principais Leis relacionadas a gestão Publica:
- Lei 4.320,
- Lei 8.666/93 e Lei Complementar 123 capitulo V – Ambas tratam das Aquisições de Bens ou Contratações de Serviços pela Administração Publica, o Setor Contábil tem que conhecer os processos licitatórios para realizar o empenho da despesa.
- Lei de Responsabilidade Fiscal;
- Codigo Tributario do Municipio;
-Legislação do FUNDEB
- O Plano Plurianual do Municipio-PPA; Lei das Diretrizes Orçamentarias-LDO e a Lei de Orçamentos Anuais-LOA. Caso não localize copia na Prefeitura solicite junto a Camara Municipal ou ainda junto ao Tribunal de Contas do seu Estado.
- Pesquisar no site do Tribunal de Contas do seu Estado as Instruções Normativas referente a Prestação de Contas e outros informativos;
- conhecer o Programa Contabil adotado no município
Alguns passos na prática:
-Consultar mensalmente a liberação de receitas para contabilização
http://www.bb.com.br Consulta FPM, FUNDEB E OUTROS
(http://www.fns.saude.gov.br – consulta os valores da SAUDE
http://www.fnde.gov.br Merenda escolar e outros

- Fazer levantamento de todas as contas bancarias do município com seus respectivos saldos (poderar solicitar ao Banco através de oficio), através da copia do extrato é possível acompanhar todas as despesas que foram pagas e saber se a Tesouraria repassou pra contabilização.
- É fundamental montar uma equipe de assistentes. Preferencialmente um por cada GESTOR/Fundo (SAUDE, FMAS, FUNDEB E PREFEITURA), caso vc tenha que contabilizar todos eles.

- Levantar e acompanhar o pagamento dos Restos a Pagar efetuando a contabilização do respectivo pagamento.

E a cada momento vão surgindo novidades, duvidas ...

Angela Maria

Angela Maria

Prata DIVISÃO 4, Contador(a)
há 11 anos Quinta-Feira | 10 janeiro 2013 | 13:56

Oi Albanir,
A colega Nilza já enumerou praticamente todos os passos do dia a dia de uma contabilidade, e uma questão fundamental é com relação aos prazos a serem cumpridos,que são fundamentais para manter a vida fiscal do município em dia, alguns são nacionais, como o envio de dados à STN - vide SISTn - https://sistn.caixa.gov.br/sistn_internet/index.jsp,Tribunal de Contas, e em cada estado os prazos e a forma de envio são diferenciadas, DCTF mensal, SIOPS agora será bimestral a partir de 2013, o SIOPE anual.
Abaixo o link onde acessará todos os MCASP.

www.tesouro.fazenda.gov.br

Angela Maria
DJONES D. T. SANTOS

Djones D. T. Santos

Bronze DIVISÃO 4, Coordenador(a) Operações
há 11 anos Quinta-Feira | 10 janeiro 2013 | 17:06

Bom dia, boa Tarde Boa noite,

Caros colegas, estou assumindo a contabilidade de um instituto de previdência e assim como o colega que inicio o tópico, gostaria de tirar algumas duvidas com os senhores. Em primeiro lugar, gostaria de saber como ocorre a alimentação do sistema contábil, tenho a impressão que o utilizado no meu orgao é falho, depois disso gostaria de saber se voces indicariam algum! Os primeiros passos da Nilza eu já dei mas penso que preciso ter um sistema funcionando para poder fazer meu trabalho.

Desde ja agradeco a ajuda!

NILZA  SOUSA

Nilza Sousa

Bronze DIVISÃO 2, Consultor(a) Contabilidade
há 11 anos Sexta-Feira | 11 janeiro 2013 | 10:51


Djones

Sugiro que vc mantenha contato com o fornecedor do sistema contabil que esteja utilizando, geralmente essas empresas mantem um suporte qualificado que podem ministrar o treinamento basico para operação do sistema assim como orientar no decorrer da utilização do software. Acredito que a tua insatisfação com o sistema é por nao conhece-lo bem.
Na alimentação do sistema, vc deve começar implantando o Orçamento, depois va lançando as receitas e despesas... fica dificil uma orientação detalhada sem ter conhecimento do sistema utilizado ai pelo orgão.
O exemplo de uma empresa fornecedora que algumas prefeituras adotam no Maranhao e de uma empresa de Sao Paulo voce pode dar uma olhada no site http://www.fiorilli.com.br/site.htm -no item produtos – Softwares - SCPI.

Mas insisto em manter contato com o seu fornecedor e ver a questao do treinamneto pq mesmo eles nao podendo ir ate vc poderao ir orientando cada procedimento passo a passo.

Reinaldo Fonseca

Reinaldo Fonseca

Ouro DIVISÃO 2, Auditor(a)
há 11 anos Sexta-Feira | 11 janeiro 2013 | 14:03

Caro Djones D. T. Santos sou contador e analista de sistemas e concordo com a Nilza Sousa, toda mudança de software não é uma coisa simples (importação de banco de dados, adaptação, etc...).
Tenho um conseito meu que é ... o melhor software é aquele que vc sabe usar bem... ou seja... conhecendo bem o sistema vc vai conseguir usufruir melhor dele.
Aqui em Avaré utilizamos o sistema da fiorilli, é um sistema atual e abrange toda a prefeitura.


Att, Reinaldo Fonseca


____________________________________________
Cuidado com o "COSTUME", a Legislação muda.
DJONES D. T. SANTOS

Djones D. T. Santos

Bronze DIVISÃO 4, Coordenador(a) Operações
há 11 anos Segunda-Feira | 14 janeiro 2013 | 10:56

Reinaldo,

Desde já agradeço a atenção e gostaria de saber se você poderia me passar algumas informações básicas sobre alimentação e relatórios desse sistema.

Em quais momentos eu estou alimentando qual relatório.

Estou tentando sim, entender o funcionamento do meu sistema porem não tenho um padrão para comparabilidade.

Reinaldo Fonseca

Reinaldo Fonseca

Ouro DIVISÃO 2, Auditor(a)
há 11 anos Segunda-Feira | 14 janeiro 2013 | 11:02

Caro Djones gostaria de ajudar, mas nem sei qual o sistema que vc está utilizando. Recomendo a vc solicitar aos responsáveis pelo sistema treinamento.
Mas se quiser questionar, posso tentar responder.


Att, Reinaldo Fonseca


____________________________________________
Cuidado com o "COSTUME", a Legislação muda.
osvaldo valentim de souza

Osvaldo Valentim de Souza

Bronze DIVISÃO 3, Professor(a)
há 11 anos Segunda-Feira | 27 maio 2013 | 15:30

Prezado colega novo, você deve buscar cursos de especialização junto ao CRC local, tribunal de contas e outros. Quanto à contabilidade pública, não é correto dizer que a LF nº 4320/64 trata de questões meramente orçamentárias. A lei 4320/64 trata de TODOS OS ASPECTOS DA GESTÃO CONTÁBIL(orçamentária, financeira e patrimonial)DE QUALQUER ENTE PÚBLICO, sujeitos à sua aplicação. Não caiam nessa armadilha montada por alguns, no sentido de abrir espaços para a introdução de estrutura societária, da LF 6404/76, no ambiente da adminsitração pública. Estudem, leiam, pesquisem, não se deixem dominar por idéias precariamente ordenadas. Os contadores da área pública precisam resgatar e melhorar seus conhecimentos básicos de contabilidade. Não existe nova contabilidade pública. A LF 4320/64 ainda está em vigor, não se deixem levar por portarias, resoluções e atos administrativos, pois esses instrumentos não têm o poder de mudar a LEI.

Angela Maria

Angela Maria

Prata DIVISÃO 4, Contador(a)
há 11 anos Sexta-Feira | 7 junho 2013 | 15:51

Olá João,tem a opção de salvar em *CSV, que é excel, porém vai com muitos caracteres, sugiro salvar em TXT e depois passar para o excel.Quais são os dados que você precisa exportar?

Angela Maria
Angela Maria

Angela Maria

Prata DIVISÃO 4, Contador(a)
há 11 anos Sexta-Feira | 7 junho 2013 | 16:38

Oi João, fiz os testes e a única maneira é realmente pelo TXT,e depois você salva no Excel, mas quanto à receita e despesa dá para preencher diretamente no programa sem dificuldade,quanto a Execução Financeira - Por Bloco , criei uma planilha para facilitar, no meu ponto de vista essa é a parte mais trabalhosa, se quiser, me passe seu email que te encaminho.Se tiver dúvida estou à disposição.

Angela Maria
João Barbosa dos Santos

João Barbosa dos Santos

Prata DIVISÃO 3, Técnico Contabilidade
há 11 anos Sexta-Feira | 7 junho 2013 | 16:41



Angela Maria,é possível você indicar a sequência de comandos para a exportação.estou utilizando o Libre oficce Calc 3.6.

(não tenho excel instalado na minha máquina.


Você recomendou salvar como extensão txt.Indique também os passos por favor.

Antecipo meus agradecimentos pela sua atenção

Angela Maria

Angela Maria

Prata DIVISÃO 4, Contador(a)
há 11 anos Sexta-Feira | 7 junho 2013 | 17:01

Já te enviei a planlilha, esse Libre Office Calc 3.6 não conheço, quanto à forma de salvar em TXT, selecione o relatório pretendido, ao lado da opção "Imprimir", tem a opção "salvar" abrirá a janela para você nomear o arquivo e logo abaixo tem a alternativa do tipo, basta você selecionar Text file (*TXT).
Abraço e bom fim de semana.

Angela Maria
Angela Maria

Angela Maria

Prata DIVISÃO 4, Contador(a)
há 11 anos Quinta-Feira | 13 junho 2013 | 13:58

Olá João, boa tarde, hoje é que vi que existe sim a possibilidade de exportar para o excel, abra a pasta desejada (receita/despesa)acima tem 4 opções a escolher, sendo uma delas em excel.
Ontem saiu a versão obrigatória do 1º Bimestre, e estou com algumas críticas, porém quando comparo um quadro com outro os valores não estão divergentes,você já verificou o seu?As críticas geradas foram a 579, 580 e 581,e se forem as mesmas para você pode ser problema na versão.

Angela Maria
Angela Maria

Angela Maria

Prata DIVISÃO 4, Contador(a)
há 11 anos Segunda-Feira | 1 julho 2013 | 13:11

Olá Cleber, aqui em Pedro Leopoldo-MG também usamos os sistema da SONNER desde 2009, é realmente muito bom.
Aproveitando a oportunidade, o orçamento de vocês da Secretaria de Saúde já está de acordo com o bloco de financiamento?Se sim, poderia me passar uma cópia para adequação?

Angela Maria

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.