x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE PÚBLICA

respostas 8

acessos 12.948

Comparativo Publica x Privada

Bruno dos Santos

Bruno dos Santos

Prata DIVISÃO 2, Técnico Contabilidade
há 12 anos Terça-Feira | 28 agosto 2012 | 12:36

Estou com muitas duvidas nesse ramo, que é muito diferente da privada. Para isso eu gostaria de saber se é possivel ter um comparativo entre A contabilidade Publica e Privada principalmente na questão de Orçamento Publico.


Por Exemplo a Contabilidade Publica tem as receitas previstas e arrecadas, se fosse montar um BP qual seria a relação das contas de um para com o outro?

Digamos no lançamento:

D- Receita arrecada
C- Receita Tributária

em comparação seria isso?

D- Caixa
C- Receita de Serviços

obsSei que um não tem absolutamente nada a ver uma com a outra, mas acho que seria mais facil de eu aprender fazendo essa comparação.

Bruno dos Santos
Contabilista
Alexandre Américo da Silva

Alexandre Américo da Silva

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 11 anos Sexta-Feira | 28 setembro 2012 | 14:07

Bruno, dentro do plano de contas da contabilidade pública, possuímos quatro(4) subsistema - Patrimonial(ativo, passivo, variações patrimoniais diminutivas-VPD(despesas)e variações patrimoniais aumentativas-VPA(receitas), Orçamentário, Controle e Custos.
Todos os atos e fatos contábeis deverão ser debitados e creditados dentro de seu respectivo sistema, dessa forma, um determinato fato contábil pode possuir 4 lançamentos para escriturar esse fato. Por exemplo, uma arrecadação de imposto gerará os seguintes lançamentos:

Subsistema Patrimonial
D-Banco conta movimento
C-VPA - Tributos

Subsistema Orçamentário
D-Receita Orçamentária a Realizar
C-Receita Orçamentária Realizada

Subsistema Controle
D-Disponibilidade de Recursos
C-Disponibilidade por Destinação de Recursos

Bom é isso......

Bruno dos Santos

Bruno dos Santos

Prata DIVISÃO 2, Técnico Contabilidade
há 11 anos Sexta-Feira | 28 setembro 2012 | 14:14

Sim eu sei isso, mas está um pouco confuso pra mim o sistema orçamentário.

Não consigo identificar muito bem a natureza (debito ou crédito) das contas:

Receita Prevista é uma
receita a realizar é outra
receita realizada é outra

Tem alguma dica pra ficar mais facil a compreensão?
Outra coisa tem lugar que diz que os estagios da receita são 3 outras fontes diz 4
Que o Regime é Misto outro fala que é Competência.

Ta muito confuso

Bruno dos Santos
Contabilista
Alexandre Américo da Silva

Alexandre Américo da Silva

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 11 anos Sexta-Feira | 28 setembro 2012 | 14:32

Bruno é o seguinte: A contabilidade pública está passando por uma reformulação para se adequar com os padrões contábeis internacionais. Dessa forma, existe muitas divergências para os critérios de contabilização. O STN(Secretária do Tesouro Nacional) publicou o Manual de Contabilidade Aplicado ao Setor Público(http://www.tesouro.fazenda.gov.br/contabilidade_governamental/manuais.asp) onde o regime contábil é o seguinte: Regime Mixto para o subsistema Orçamentário(Receitas arrecadas - Caixa e Despesas Empenhadas - Competência) e Regime Competência no subsistema Patrimonial (Receitas auferidas - Competência e Despesas incorridas - Competência).
Dentro do subsistema Orçamentários possuímos contas devedoras e contas credoras. Contas Devedoras: Previsão de Receitas, Fixação da Despesas, Inscrição de Restos a pagar, etc....Contas Credoras: Execução da Receita, Execução da Despesa, Execução de Restos a Pagar, etc.....
Ou seja, as contas devedoras são contas de Controle da Aprovação do Planejamento e Orçamento. Jás as contas credoras são contas de Controle de Execução do Planejamento e Orçamento.

Valew....

Bruno dos Santos

Bruno dos Santos

Prata DIVISÃO 2, Técnico Contabilidade
há 11 anos Sexta-Feira | 28 setembro 2012 | 14:41

Então dentro do Sistema Orçamentario:

Previsão de Receita e Despesa será conta DEVEDORAe Execução será Credora, independente se for Receita ou Despesa?


e as a Realizar serão credoras tbm?

Bruno dos Santos
Contabilista
jose de almeida sa filho

Jose de Almeida Sa Filho

Iniciante DIVISÃO 1, Contador(a)
há 11 anos Terça-Feira | 2 outubro 2012 | 00:05

Bruno,

algumas literaturas relatam que os estagios da despesa pública são 4. porém, a maioria das literaturas (e eu concordo)afirmam que os estagios da despesa são 3 a saber: Empenho, Liquidação e Pagamento.

Eduardo S Lima

Eduardo s Lima

Iniciante DIVISÃO 5, Contador(a)
há 11 anos Terça-Feira | 16 outubro 2012 | 21:30

Se preocupe com D ou C, hoje vc tem que somente entender da Lei 4.320/64, da Lei 101/2000, do Quadro de Receitas e Despesas Aplicadas ao Setor Público e saber trabalhar em sistemas operacionais de lançamentos contábeis, que o resto o sistema emite relatórios e facilita nos demais empenhos que o Setor Público necessita. Agora se prepare para trabalhar incansavelmente, pq é um setor que o faturamento é alto, mais necessita mta experiência e saber lhe dar com os TCEs e auditores exisgentes.

osvaldo valentim de souza

Osvaldo Valentim de Souza

Bronze DIVISÃO 3, Professor(a)
há 11 anos Segunda-Feira | 27 maio 2013 | 15:41

Bruno, baseie seus conhecimentos na LF nº 4320/64. O que ocorre é que a STN está a introduzir um modelo esdrúxulo de contabilidade pública, com o frágil argumento de atender à demandas INTERNACIONAIS. Isso é conversa fiada, longe de ser afiada. A contabildiade societária foi adequadamente alterada por leis (10638 e 11941), enquanto que no âmbito da contabilidade pública as coisas estão sendo produzidas a partir de portarias, resoluções etc., ou seja, tudo o que NÃO PODE ALTERAR A LEI. Os proprios autores de livros de contabilidade publica estão sendo conservadores em relação a esse movimento aí. Cuidado.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.