x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE PÚBLICA

respostas 4

acessos 1.321

Dúvida sobre restos a pagar

Visitante não registrado

Iniciante DIVISÃO 1
há 11 anos Segunda-Feira | 10 dezembro 2012 | 18:22

Boa tarde. Preciso de uma grande ajuda de vocês para entender uma situação que ocorreu no órgão em que trabalho.

Em 02/01/2013 uma servidora irá receber diárias para realizar deslocamento a outra cidade a fim de participar de uma audiência;

Ocorre que em 20/12/2012 a servidora (a própria pessoa) irá adquirir o bilhete rodoviário que será utilizado nesta viagem;

Em 05/01/2013, data do retorno da viagem, a servidora irá solicitar o reembolso deste bilhete rodoviário;

Minha dúvida é: o reembolso do bilhete rodoviário deverá:

a)Ser imeditamente após a compra, ou seja, no próprio exercício de 2012, pago mediante cópia, e posteriormente no retorno anexar ao bilhete original no processo?

b) É uma despesa do exercício de 2012 a ser paga no exercício de 2013 (inscrever em restos a pagar)?

c)É uma despesa do exercício de 2013 e será pago dentre do exercício de 2013.


Agradeço a quem puder me ajudar, pois particularmente, acredito que seja a alternativa "c", mas meu chefe disse que a alternativa correta é a "a". E agora??? Agradeço muito quem puder me ajudar! Valeu.

José Alves Neto

José Alves Neto

Iniciante DIVISÃO 2, Assessor(a) Contabilidade
há 11 anos Segunda-Feira | 10 dezembro 2012 | 18:50

Prezada Carla,

Em meu entendimento a resposta é alternativa "C", pois efetivamente a despesa só ocorrerá em 2013, data do início da viagem, portanto data da despesa. No entanto, a despesa deverá ser processada por recolhecimento de despesa, deverá ser solicitado o ressarcimento pela servidora que a custeou e efetivada no elemento de despesa inerente a passagens terrestres.

Espero ter ajudado.

José Neto

JOSÉ NETO

Visitante não registrado

Iniciante DIVISÃO 1
há 11 anos Segunda-Feira | 10 dezembro 2012 | 19:40

Olá José Alves.Obrigada por sua ajuda! Se não for abusar muito da sua boa vontade, você poderia esclarecer o seginte trecho: "No entanto, a despesa deverá ser processada por recolhecimento de despesa, deverá ser solicitado o ressarcimento pela servidora que a custeou e efetivada no elemento de despesa inerente a passagens terrestres. "

Sou nova na "arte", ainda tenho uma série de dúvidas quanto aos procedimentos contábeis.

José Alves Neto

José Alves Neto

Iniciante DIVISÃO 2, Assessor(a) Contabilidade
há 11 anos Terça-Feira | 11 dezembro 2012 | 07:46

Carla,

O procedimento para recolhecimento da despesa faz-se necessário tendo em vista que o empenho da despesa ocorrerá após o fato, é um procedimento que o ordenador da despesa deverá realizar em despacho simples, recolhecendo a despesa e autorizando seu pagamento. Quanto a classificação na rúbrica Passagens terrestres é decorrente do fato da despesa referir-se a despesa no próprio exercício. A referida despesa somente seria classificada em despesas de exercícios anteriores caso ocorra anteriormente ao exercício corrente.

JOSÉ NETO

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.