x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE PÚBLICA

respostas 19

acessos 21.093

contabilidade de camara municipal

Reinaldo Fonseca

Reinaldo Fonseca

Ouro DIVISÃO 2, Auditor(a)
há 11 anos Terça-Feira | 8 janeiro 2013 | 14:44

No Brasil, a contabilidade pública advém diretamente da legislação. O principal dispositivo legal é a Lei 4.320/64, embora na sua maior parte ela traga regulamentação orçamentária e financeira — e não patrimonial ou contábil.

Está intimamente ligada com a gestão de recursos públicos. Esta área ganhou maior visibilidade com a Lei de Responsabilidade Fiscal.

Outra lei importante na administração publica é a Lei 8666/93.

Depois de ler essas aconselho a procurar o CTN e o Código Tributário Municipal.

Muita paciência e boa Sorte.


Att, Reinaldo Fonseca


____________________________________________
Cuidado com o "COSTUME", a Legislação muda.
Reinaldo Fonseca

Reinaldo Fonseca

Ouro DIVISÃO 2, Auditor(a)
há 11 anos Terça-Feira | 8 janeiro 2013 | 15:54

TEnho um amigo que se aposentou em 2012 como contador da camara daqui, vou conversar com ele para ver se posso te passar o e-mail dele.


Att, Reinaldo Fonseca


____________________________________________
Cuidado com o "COSTUME", a Legislação muda.
Reinaldo Fonseca

Reinaldo Fonseca

Ouro DIVISÃO 2, Auditor(a)
há 11 anos Sexta-Feira | 11 janeiro 2013 | 10:17

Caro Ranieri fui conversar com uma filha dele que trabalha aqui na prefeitura e ele foi visitar outra filha que mora no Peru, pelo que ela disse ele deve ficar uns 6 meses por lá, está com um neto rescem nascido.


Att, Reinaldo Fonseca


____________________________________________
Cuidado com o "COSTUME", a Legislação muda.
Wilson Fernando de A. Fortunato
Moderador

Wilson Fernando de A. Fortunato

Moderador , Contador(a)
há 11 anos Quarta-Feira | 30 janeiro 2013 | 08:58

Ranieri Paulo da Costa Dantas,

Bom dia!

reinaldo muito obrigado, mas sobre essas leis ja estou ciente, o que eu queria realmente é na pratica.

Para iniciar um trabalho na contabilidade de uma Câmara Municipal, o primeiro passo é saber "a teoria", ou seja, conforme os amigos já disseram aqui no Fórum Contábeis, você deverá saber e entender a legislação que rege a contabilidade pública.

Como você mesmo disse que já sabe sobre as leis, já está com mais de meio caminha andado. Agora é só colocar em prática a legislação, uma vez que, "você deve fazer tudo o que a lei manda".

Um ponto importante é definir qual será a sua função na Câmara. Eu, por exemplo, trabalho mais na área da prestação de contas mensais (SICOM, SIACE LRF, Sistn, Sefip, etc.) e minha colega fica por conta dos Empenhos, Liquidações, etc.).

Em suma, são muitos os detalhes que você deverá estar atento que, se formos colocar tudo aqui, ficaria muito extenso.
São exemplos deste detalhe: Ficar atento com o patrimônio, conferindo e atualizando; Verificar os repasses das receitas extra-orçamentárias (IRRF, Empréstimos Consignados, etc.); Cuidar para que todos os empenhos sejam prévios; Ficar atento aos vencimentos dos contratos e licitações; etc.

No mais, a prática do dia-a-dia, o esforço em sempre querer aprender mais e, a humildade de dizer "Não sei. Me ajude", irão lhe ajudar muito neste trabalho.


Tenha um ótimo dia!

Sempre pesquise antes de postar
Visite o meu Facebook.
***CCB
Patricia  Rocha

Patricia Rocha

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 11 anos Quarta-Feira | 27 março 2013 | 20:13

Também estou entrando neste setor agora, na contabilidade da prefeitura da minha cidade, empenhos e liquidações ta até bem tranquilo, mas a parte dos relatórios tenho sofrido, a salvação é a empresa de consultoria. Mas espero poder contar com a ajuda de vcs aqui no portal.

Patricia Rocha
RODRIGO AZEVEDO DE CARVALHO

Rodrigo Azevedo de Carvalho

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 11 anos Quarta-Feira | 3 abril 2013 | 12:50

Saudações colegas.

Tenho larga experiência na área, e o que posso lhe sugerir é o seguinte: caso vc venha a fazer a contabilidade de algum órgão público precisará de um software específico para a área. Lhe sugiro que você procure a empresa Ágili Softwares para Área Pública. Eles te darão todo o treinamento para que você ingresse no setor. Trabalhei 8 anos com os softwares deles e sempre fui muito bem atendido. Como você é aqui do RN, ligue para o número Oculto.

Francisco G Freitas

Francisco G Freitas

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 10 anos Quarta-Feira | 12 fevereiro 2014 | 18:38

A resposta do colega: Rodrigo Azevedo tem a lógica correta, afinal os sistemas contábeis, especialmente na contabilidade pública tem muitas inovações, não conheço o soft que ele indicou, mas um bom soft é imprescindível para o bom desempenho das atividades. Para o ano, deve-se analisar as atribuições, ficará com a contabilidade (Empenho, liquidação e Pagamento) também com o controle patrimonial? a parte de RH?
Sugiro que vá atribuindo os questionamentos que os colegas vão ajudando, afinal contabilidade pública é uma semente, se é realmente boa só depois de um certo tempo saberá, e se ficar mau feita também demora um bom tempo pra saber e quando vem o problema é complicado...

Reinaldo Fonseca

Reinaldo Fonseca

Ouro DIVISÃO 2, Auditor(a)
há 10 anos Quinta-Feira | 13 fevereiro 2014 | 10:08

Caros amigos

Dia 7 agora fiz 7 anos de prefeitura, sou contador mas meu cargo na prefeitura é de auditor fiscal e venho acompanhando as mudanças aqui dentro.

Quando assumi meu cargo, existiam várias empresas fornecendo software, tinhamos uma para a contabilidade (CONAM), outro para controle interno e RH (4R), outro para controle de escrituração eletrônica (SIG-ISS) e outros que não sei de que empresa eram... como o controle dos postos de saude e medicamentos e outro para controle da garagem municipal e outro para controle de licitação e compras. Todos eram perfeitos até o momento quando se falava em integração, quando existia uma tarefa que necessita a "importação" e "exportação" de dados era complicado.
Para terem uma idéia, quando a prefeitura pagava um prestador de serviços (ISS retido) não aparecia a quitação do ISS no sistema de controle intermo.

A administração passada resolveu trocar tudo por um software só, um que fizesse tudo.

Mas o que percebi, que é o que gostaria de passar para os colegas... é que quando um software é especialista (ou seja, só faz aquilo) ele é excelente para aquela função, mas peca na hora da integração... e quando um software faz tudo, ele faz tudo "meia boca", em alguns detalhes é bom ... outros... serve... outros ... afff.

Depois de 4 anos com software especialista e 3 com um faz tudo... sou mais pelos especialistas... mas como não "mando", e lembrando que tanto na prefeitura quanto na camara, essa aquisição depende de uma licitação. Outro detalhe... existe a possibilidade de analise técnica na licitação.

O melhor software que teve aqui de contabilidade foi da empresa CONAM e recomendo.

Quiz passar minha experiencia espero estar ajudando algum colega. abr.


Att, Reinaldo Fonseca


____________________________________________
Cuidado com o "COSTUME", a Legislação muda.
Angela Maria

Angela Maria

Prata DIVISÃO 4, Contador(a)
há 10 anos Quinta-Feira | 13 fevereiro 2014 | 12:42

Reinaldo Fonseca ,
Não Consigo imaginar uma prefeitura com vários sistemas, em Minas desde 2012 os municípios enviam ao TCE o SICOM - Sistema Informatizado de Contas dos Municípios, que abrange quase o todo os dados, PPA,LDO,Orçamento, toda movimentação orçamentária e financeira, licitação, compras, contratos, e fico a pensar como seria para cumprir essas obrigações com vários sistemas.
Aqui desde 1999 trabalhamos com a Empresa SONNER, de Uberlândia.

Angela Maria
Francisco G Freitas

Francisco G Freitas

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 10 anos Quinta-Feira | 13 fevereiro 2014 | 17:51

É uma situação complica, mas no andar das coisas, percebemos que deve ser integrado, pois deve haver um cruzamento de informações.... Estas empresas de soft estão se capacitando e creio que logo teremos uma posição muito boa, mas na realidade ainda não conheço nenhum soft bom.... Os que já utilizei é tanta coisa pra fazer que tem horas que ficamos é desesperado..... A praticidade é pouco... Mas vamos continuar buscando, logo aparecerá um que nos agrade e nos ajude....

Reinaldo Fonseca

Reinaldo Fonseca

Ouro DIVISÃO 2, Auditor(a)
há 10 anos Sexta-Feira | 14 fevereiro 2014 | 15:30

Cara Angela Maria

Entrei no site da Sonner (http://www.sonner.com.br/) e realmente me pareceu que tem vários módulos, mas fiquei com algumas dúvidas... o site é bem resumido... Em seu município já foi implantada a NFS eletronica ? Vc conhece o modulo de fiscalização ?
Estou lhe perguntando pq a administração atual está pensando em trocar novamente o sistema, e estou procurando sistemas para indicar.


Caro Francisco Gledson de Freitas

Como comentei com a colega Angela, o sistema daqui provalmente vai ser trocado e estou entrando em contato com outras prefeituras para informações dos sistemas que utilizam, um colega me falou uma coisa interessante... a maioria das soft houses não contratam pessoas que conhecem a fundo as necessidades dos entes federativos (publicos). Mas como vc disse... logo aparecerá um...


Att, Reinaldo Fonseca


____________________________________________
Cuidado com o "COSTUME", a Legislação muda.
Thiago Almeida da Silva

Thiago Almeida da Silva

Bronze DIVISÃO 5, Contador(a)
há 10 anos Quarta-Feira | 26 fevereiro 2014 | 08:27

Bom dia colegas,

Aqui na câmara e na prefeitura municipal são utilizados os sistemas da betha (https://www.betha.com.br), gosto de trabalhar com este sistema e acho ele fácil e prático, os relatórios são confiáveis, também tem cursos online para capacitação dos sistemas e no site disponibilizam atualizações constantemente.

Angela Maria

Angela Maria

Prata DIVISÃO 4, Contador(a)
há 10 anos Quinta-Feira | 27 fevereiro 2014 | 18:02

Olá Reinaldo, sim, a Nota Eletrônica já foi implantada a algum tempo.Os sistemas sãos integrados, no caso de retenção do ISS, ao efetuar o pagamento, esses valores são automaticamente lançados no sistema de tributação a cada contribuinte.

Angela Maria
Renato Santos Chaves

Renato Santos Chaves

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 10 anos Domingo | 2 março 2014 | 11:14

Ao que tudo indica, sem sistema não temo a contabilidade funcionar tempestivamente.
O grande gargalo nos municípios, acredito, é falta de padrão desses sistemas, muito embora todos devam convergir a oferecer as informações requeridas no MCASP.
No governo federal, por exemplo, o SIAFI padroniza tudo. Em várias unidades da federação, o SIAFEM faz a vez.
Espero que que com essa padronização disposta no MCASP, PCASP e DCASP, a linguagem seja una e os softwares atendam às expectativas da Contabilidade.
Abcs,

Renato Santos Chaves. (www.contas.cnt.br)
Mestre em Gestão Pública. Bacharel em Ciências Contábeis. Bacharel em Direito. Auditor Federal de Controle Externo do Tribunal de Contas da União (TCU)
Reinaldo Fonseca

Reinaldo Fonseca

Ouro DIVISÃO 2, Auditor(a)
há 10 anos Quinta-Feira | 6 março 2014 | 09:29

Cara Angela Maria

E quanto ao modulo de Fiscalização, vc conhece ?
Se conhecer o que pode me dizer a respeito.
Por favor


Att, Reinaldo Fonseca


____________________________________________
Cuidado com o "COSTUME", a Legislação muda.
Jonadson

Jonadson

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 9 anos Terça-Feira | 16 dezembro 2014 | 11:19

Olá, bom dia!
Estou começando nessa área e gostaria de saber quais as demonstrações que devem ser publicadas agora no encerramento do exercício e principalmente quais os prazos de cada uma. Por exemplo, trabalho numa Câmara Municipal e sei que tenho que publicar 4 anexos da Lei 4.320 e o RGF, no entanto qual o prazo para isso, visto que temos que mandar a prestação de contas para o TCE até 31 de março do ano que vem?
Desde já, eu agradeço.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.