x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE PÚBLICA

respostas 4

acessos 2.531

Nova contabilidade Publica

osvaldo valentim de souza

Osvaldo Valentim de Souza

Bronze DIVISÃO 3, Professor(a)
há 11 anos Segunda-Feira | 27 maio 2013 | 14:55

De utilidade duvidosa, você deve seguir as orientações da STN, utilizando os manuais de contabilidade efetuado por eles. Procure estudar em que contexto tais modelos estão sendo introduzidos pois diversos aspectos legais e teóricos/técnicos estão sendo desrespeitados pela STN. Não acredite em tudo o que estão dizendo. A classe contábil, principalmente do setor público deveria pensar e estudar mais sobre o contexto que envolve a administração pública. Não existe paralelo com a iniciativa privada. Enfim,.....

Renato Santos Chaves

Renato Santos Chaves

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 10 anos Sexta-Feira | 3 janeiro 2014 | 14:59

Caro Eugênio,
A adaptação aos novos parâmetros de contabilização, incluindo sua dúvida sobre depreciação, deveria ser obedecida segundo cronograma do Tribunal de Contas ao qual a unidade pública está jurisdicionada.
O certo é que agora em 2014 toda a contabilização já deveria estar adaptada ao novo plano de contas aplicado ao setor público (PCASP).
Para informações teóricas sobre a depreciação dos bens públicos, você deve consultar a NBC T 16.9 (Depreciação, Amortização e Exaustão).
Só lembrando que bens de uso comum do povo (praças, estradas, rodovias) não sofrem depreciação.
Deixo aqui dois links que podem ser úteis para a sua consulta:
Portal Contas.cnt - qualificação acadêmica e profissional(http://www.contas.cnt.br)
Blog Contabilidade no Setor Público (http://contabilidadenosetorpublico.blogspot.com.br)
Abcs,
Renato S. Chaves

Renato Santos Chaves. (www.contas.cnt.br)
Mestre em Gestão Pública. Bacharel em Ciências Contábeis. Bacharel em Direito. Auditor Federal de Controle Externo do Tribunal de Contas da União (TCU)

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.