x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE PÚBLICA

respostas 9

acessos 3.471

Controle Interno

Raquel Coimbra

Raquel Coimbra

Iniciante DIVISÃO 3, Controller
há 11 anos Sábado | 16 março 2013 | 12:56

Me formei a pouco tempo e não tenho nenhuma experiencia na área pública. Consegui um emprego em uma prefeitura para tomar conta do controle interno e estou muito perdida. Alguém poderia me dar umas dicas de como funciona o controle interno de uma prefeitura e quais serão minhas atribuições? Agradeço!!

IVO IRINEU BERNARDO

Ivo Irineu Bernardo

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 11 anos Quinta-Feira | 21 março 2013 | 11:18

Bom dia Raquel,
A implantação do sistema de Controle Interno na administração pública municipal facilita a verificação dos princípios constitucionais bem como sugere e orienta melhorias, visando oferecer melhores serviços aos cidadãos, diminuindo a margem de erros, evitando fraudes e desperdícios dos recursos públicos. O Controle Interno irá proporcionar a administração pública subsídios para assegurar um bom gerenciamento dos recursos públicos, proporcionando o cumprimento dos princípios constitucionais. Estes dados são identificados através da confecção de relatórios periódicos que demonstram os pontos positivos e negativos, auxiliando assim a tomada de decisões por parte dos gestores, evidenciando o cumprimento das metas orçamentárias e Constitucionais.

REGINALDO BEZERRA

Reginaldo Bezerra

Iniciante DIVISÃO 2, Agente Administrativo
há 11 anos Terça-Feira | 26 março 2013 | 23:37

Todo os assuntos referente ao controle me interessa. Primeiro fique bem tranquila, pois o controle é uma das atribuições mais importante do poder público. Raquel, logo vc vai perceber que ao longo do curso e sua experiencia tem as atrinuições que vc precisa. " Acredite em primeira mão" Que no controle faça tudo de boa fé, "principio constituiconal. Não precisa pensar que sabe tudo, busque em cada setor um pouco, e vá aos poucos colocando acima de e tudo o interesse público. Hoje estou comemorando minha aprovação no CFC.. mais posso lhe passar muito material de trabalho.

Raquel Coimbra

Raquel Coimbra

Iniciante DIVISÃO 3, Controller
há 11 anos Sábado | 30 março 2013 | 10:30

Reginaldo, primeiramente parabéns pela aprovação no exame. Também estou super feliz pois passei no exame. Muito obrigada pelas dicas. Em relação ao material que você tem, estou interresada sim. Obrigada

Raquel Coimbra

Raquel Coimbra

Iniciante DIVISÃO 3, Controller
há 11 anos Segunda-Feira | 15 abril 2013 | 12:29

Sou analista de controle interno de uma prefeitura. Alguém pode me informar quais são as certidões obrigatórias que as pessoas físicas e jurídicas devem apresentar juntamente com a nota fiscal? Desde já agradeço

MARIA PEDRINHA ANGELO DE SOUSA

Maria Pedrinha Angelo de Sousa

Iniciante DIVISÃO 3, Contador(a)
há 11 anos Terça-Feira | 16 abril 2013 | 13:48

Olá Pessoal, gostaria de um auxílio quanto a retenção de tributos conforme In 1234/2012. Retenção feita no cod. 6175 a maior. Se alguém já fez alguma retificação semelhante,gostaria de uma ajudinha de como proceder para fazer a retificação...Obrigada!!

IVO IRINEU BERNARDO

Ivo Irineu Bernardo

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 11 anos Quinta-Feira | 25 abril 2013 | 08:39

Bom dia Livia, por varios anos estive a frente do controle interno de prefeitura, tenho alguns materiais se tiver interesse, mande email que te envio, ok? @Oculto

Rodrigo Ramos Lobo

Rodrigo Ramos Lobo

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 11 anos Segunda-Feira | 29 abril 2013 | 14:47

Boa tarde colegas. O Controle interno geralmente é ausente em muitas Prefeituras Municipais,mas o controle interno é dividido em duas partes-o controle interno operacional e o controle interno técnico. O Controle interno operacional vai além dos números estatísticos,ele irá mensurar qualitativamente os procedimentos por setores do ente público, ou seja os procedimentos administrativos. O controle interno Técnico irá mensurar em números, em seguida relatórios e parecer os percentuais permitidos por lei, e sua meta de trabalho. Temos como percentuais de mensuração os gastos com a Folha de pagamento, números de contratos licitados, números de processos, gastos com educação, com saúde, assistência social e outros. O material padrão de Controle interno e Externo encontra-se no site da Auditorial Geral da União

Grato,

Rodrigo Ramos Lobo
Empresário
INOVAR CONTABILIDADE
e-mail: [email protected]/[email protected]
Telefone: 94-981078086
https://www.inovarcontabil.com.br

LUCIANO TENORIO MOURA CAVALCANTE
Articulista

Luciano Tenorio Moura Cavalcante

Articulista , Contador(a)
há 11 anos Quarta-Feira | 1 maio 2013 | 23:35

No intuito de contribuir com a discussão, sou responsável pelo controle interno no departamento de finanças da prefeitura, e indico o livro de Osvaldo Glock "implantação de um sistema controle interno na administração pública municipal" utilizei como base para o tcc de uma pós, e até hoje utilizo no meu dia a dia.

Luciano Cavalcante

Esp.Contabilidade e Planejamento Tributário
https://www.forumcontabeis.com.br

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.