x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 1

acessos 771

Livro diário autenticado com balanço incorreto

KENIA PEIXOTO

Kenia Peixoto

Iniciante DIVISÃO 5, Contador(a)
há 11 anos Quinta-Feira | 2 maio 2013 | 16:34

Estou com uma dúvida, semana passada autenticamos um livro diário na Junta Comercial, hoje uma funcionária foi fazer os índices e não estavam de acordo, percebi que foram lançadas nas contas do passivo no CP e não a LP como deveria ser. Dando um índice errado.
Essa empresa tem inscrição no CESO, e para renovar seu cadastro é preciso que esteja tudo correto.
Minha dúvida é, o que posso fazer?! Já que para retificar só posso fazer no livro de 2013. Sem esse cadastro no CESO a empresa perde as licitações. Já conversei com o departamento do ceso, só aceitam o livro autenticado e a Junta não retifica este ano o livro referente a 2012.
Como proceder??

Hugo Ribeiro
Moderador

Hugo Ribeiro

Moderador , Contador(a)
há 11 anos Sexta-Feira | 3 maio 2013 | 23:16

Kenia, boa noite.

Realmente depois de autenticado, não há como retificar o Livro Diário.
O que poderia fazer, para não prejudicar seu cliente e responsável técnico, seria enviar um expediente ao Ceso explicando o ocorrido, para que considere o adendo.

Leve também o balancete de janeiro/13 para provar que a retificação fora feita no exercício seguinte.

Se a própria SRF aceita esse tipo de procedimento, não vejo porque o órgão se negar a fazê-lo.

Do contrário e não querendo perder as licitações, aí só judicialmente.

Boa sorte para resolução desse imbróglio.

Att,

Hugo Ribeiro - Cristalina Goiás
[email protected]

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.