x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 3

acessos 3.883

Saldo em Reservas de Lucros ou em Prejuízos Acumul

Carlos Catharino

Carlos Catharino

Bronze DIVISÃO 5, Analista Contabilidade
há 11 anos Sexta-Feira | 3 maio 2013 | 11:41

Colegas,

Estou fechando o Balanço de 2012 de uma empresa e tenho os seguintes saldos, oriundos de exercícios anteriores:
Em Reservas de Lucros...... 93.091,96 C
Em Prejuízos Acumulados... 123.114,66 D
Saldo Total do Grupo....... 30.022,70 D

Minha pergunta é: Quando da formação dos saldos iniciais para o exercício de 2012, não deveria constar apenas a conta de Prejuízos Acumulados com o saldo de 30.022.70?

Nilton Dias Lima

Nilton Dias Lima

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 11 anos Terça-Feira | 14 maio 2013 | 14:46

Charlie, teria que observar o regime de tributação da empresa, se a empresa for de lucro real, o prejuízo acumulado não pode ser abatido da Reserva De Lucros, devendo ser feito a compensação dos 30% sobre os lucros que vierem futuramente, considerando os valores apurados pelo LALUR.

Teria que ver porque esta reserva foi constituída? Ser foi lançada contabilmente para "matar" a conta de Lucros Acumulados, ou se os sócios realmente constituíram ela para outra finalidade (ex. aumento de capital ou até mesmo para absorver prejuízos futuros).

Geralmente os sistemas não zeram os valores após a apuração do resultado devendo ser lançado manualmente.

D: Reserva de Capital
C: Prejuízo Acumulado
R$ 93.091,96

Margareth Dias

Margareth Dias

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 10 anos Quinta-Feira | 6 março 2014 | 09:06

Prezados
Bom dia!

Minha empresa esta com saldo de mais de 3 milhões acumulados na Reserva de Lucros até o final do exercício de 2013, sendo tributada pelo Lucro Presumido, apurando os resultados deste exercício (2013),ela deu prejuízo de 1 milhão.
Em 2014 a minha empresa, optou pelo Lucro Real Mensal, tendo prejuízo já no primeiro mês de apuração(janeiro/2014).

1 - Posso transferir o prejuízo acumulados dela para a redução das Reservas de Lucros no exercício 2013?
2 - E no caso da opção de em 2014 pelo Lucro Real, poderei abater o prejuízo de janeiro, da Reserva de Lucros, mesmo sendo referente ao período em que ela era optante pelo Lucro Presumido?

Atenciosamente
Margareth Dias

" Todo dia, é dia de salvar vidas, façamos nossa parte,vamos adotar animais das ruas."

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.