x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 8

acessos 14.617

Compra para uso e consumo

MARCILENE OLIVEIRA

Marcilene Oliveira

Iniciante DIVISÃO 1, Contador(a)
há 16 anos Terça-Feira | 13 novembro 2007 | 13:16

Célio,

As baixas deverão ocorrer quando do consumo ou utilização das mesmas.

Você deverá efetuar o crédito na conta de estoque e debitar a conta mat. de expediente (dependendo da natureza do consumo) no grupo de desp. operacional.

Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 16 anos Terça-Feira | 13 novembro 2007 | 17:07

Boa tarde,

O material adquirido em quantidades para uso e consumo seria melhor classificado na contabilidade se você o registrar na conta "Almoxarifado" no Ativo Circulante.

As baixas segundo apropriadas orientações da Marcilene deverão (no caso) ser levadas a crédito desta conta ao invés da de Estoques.

...

Jessé

Jessé

Bronze DIVISÃO 5, Analista Fiscal
há 14 anos Segunda-Feira | 1 março 2010 | 13:30

Surgiu um caso aqui; Um supermercado compra merc. para revenda. Aí eles pegam produtos do estoque para fazer a limpeza diaria do mercado. Utilizam tambem temperos, alimentos e demais relacionados para uso no açougue do mercado e etc... Como ficaria a contabilização desse material. A empresa é Lucro Real.
Att.

DANIEL  SOUSA

Daniel Sousa

Prata DIVISÃO 1, Auxiliar Contabilidade
há 13 anos Terça-Feira | 11 janeiro 2011 | 14:14

Jesse, no caso do material de limpeza eu pedi para o meu cliente fazer um pesquisa de quanto material ele gastava na faxina durante o mês e de preferencia utilizar produtos de um mesmo forncedor. Assim na hora do pedido de compra, ele faz dois pedido e consequentemente virá duas NFe. Uma de valor maior que vai compor o estoque de revenda e será lançada no sistema com o CFOP X.403, e a outra de valor menor o itens utilizado para limpeza do próprio estabelecimento com CFOP X.556 (uso e consumo). No caso dele o software se encarrega do resto, quanto a separação dos produtos. Mas além disso eu recomendo uma planilha para controlar os itens de uso e consumo. A questão é separar por CFOP.

Para contabilizar a nota de uso e consumo eu faço assim:

D- Despesas com Limpeza (CR)
C- Fornecedores (PC)

E no meu entedimento estas despesas são dedutíveis pois são necessárias a realização da atividade da empresa.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.