x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 2

acessos 1.778

Contabilidade de Sindicatos

PAULO SERGIO ASSUNÇÃO BRAGA

Paulo Sergio Assunção Braga

Bronze DIVISÃO 5, Contador(a)
há 11 anos Domingo | 12 maio 2013 | 21:41

Contabilização de Contas de Sindicato.

Ola Pessoal
boa Noite.

Gostaria que alguém da do forúm me tirassem algumas dúvidas. Estou fazendo a presação de contas de um sindicato, mas estou tendo problemas nas contas do período anterior ao que estou fazendo que são:

1 Nos lançamentos anterior ao que estou fazendo foi deixado um saldo de caixa de 46.362,45 e de banco de 6.303,22, mas a atual presidente diz que não recebeu nada em caixa e a conta banco não bate com o saldo do extrato bancário do período.

2 Também o imbobilizado estar com o valor muito alto e nao tem as devidas depreciações.

3 Na prestação anterior, a demonstração de resultado foi feita no período de 01/10/2010 a 31/10/2012 e o resultado foi jogado no passivo como lucro do exercicio.

A pergunta é: Posso fazer a demonstração do período que me cabe sem importar o saldo anterior, já que a presidente diz que estes saldos não são veridicos.

conto com a ajuda de vcs do forúm e de já agradeço

Paulo Sérgio A. Braga
São Luís - MA

Visitante não registrado

Iniciante DIVISÃO 1
há 11 anos Segunda-Feira | 20 maio 2013 | 23:15

Paulo
1- O ponto de partida (para sua segurança) é o ultimo diário registrado com as demonstrações contábeis e assinada pelo contador anterior, dai voce segue.

2- Com relação aos saldos caixa (que nao foi repassado a atual gestão) e o saldo bancos que não condiz com a realidade, cabe a atual diretoria uma ação de prestação de contas da gestão anterior.

3 - Imobilizado - voce pode efetuar os lançamentos contra ajustes de exercicios anteriores (conta do Patrimonio Liquido) e demonstrar tal ajuste na Demonstração das Mutações do Patrimonio Líquido.

4 - Agora se realmente os saldos não são reais ficará dificil voce apresentar uma continuação de algo sabidamente errado.

Mas caso queira para sua segurança tenha arquivado o balanço anterior assinado e registrado pelo profissional anterior para dar sequencia.

Sucesso

Alexsandra

Alexsandra

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 11 anos Sábado | 15 junho 2013 | 09:32

Paulo,
Espero que ajude!

Sobre a conta bancaria, já verificou se foi registrado cheques emitidos e não compensado?

1- Informe detalhadamente através de documento escrito e assinado como recebido a situação ao cliente.
2- Solicite ao cliente os livros diário desde 2010 para verificar as divergência. Procure os erros e faça um relatório citando base legal e as penalidade pelos erros cometidos.
3- Para resolver seu problema veja com o cliente se é vantagem solicitar o cancelamento dos livros na junta através de processo, e refaça ou peça p/o antigo contador corrigir.
4- Não sendo possível a retificação dos livros anteriores, verifique a base legal que der segurança para realizar os lançamentos de retificação nas contas e anexe nas prestações de conta os relatórios já enviado e mencione o problema e no balanço emita em notas explicativas todo o procedimento adotado para a correção.

Saldos ajustado + cliente satisfeito pelo seu trabalho=satisfação pelo trabalho bem feito.

Vai ter trabalho, mas te digo que vai ser muito mais gratificante para vc, pois não tem coisa melhor na contabilidade do que trabalhar com valores corretos, sem mencionar que vc estará conhecendo melhor seu cliente.

Alexsandra

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.