x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 1

acessos 524

Correção de equívoco financeiro na contabilidade.

Mariana Gomes

Mariana Gomes

Bronze DIVISÃO 4, Não Informado
há 11 anos Quinta-Feira | 16 maio 2013 | 11:06

Colegas, bom dia!

Tenho uma situação financeira que não sei como solucionar na contabilidade (nem no financeiro também).
A situação é a seguinte:
Um cliente deveria ter pego a empresa depositando os valores em sua conta, mas, por um equívoco, acabou depositando o pagamento na conta do sócio diretor. Tínhamos muitas contas para pagar neste dia, então pagamos tudo online pela conta do sócio diretor (as contas da empresa) porque o sistema bancário não permitiu (e ainda não está permitindo) a transferência desse valor para a conta da empresa.
Tendo em vista que os pagamentos das contas da empresa já foram feitos pela conta do sócio diretor, qual tratamento contábil eu posso dar pra isso?


Agradeço qualquer ajuda.


Mariana.

Nilton Dias Lima

Nilton Dias Lima

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 11 anos Sexta-Feira | 17 maio 2013 | 11:13

Mariana, você esta ciente que este procedimento adotado fere o principio contábil da impessoalidade?

Como não foi informado o volume de dinheiro e não esta configurado caixa 2, e nem tentativa de burlar o fisco, o que daria fazer é:

Pelo pagamento por parte do cliente:
D: Caixa
C: Cliente
R$ xx.xxx,00


Pelo pagamento das contas:
D: Fornecedor (ou as contas que foram pagas)
C: Caixa
R$ xx.xxx,00

Porém oriento avisa os responsáveis pelo financeiro e ao Sócio Diretor que este procedimento é contrario a legislação nacional e não deve mais ocorrer.

É interessante informar que, dependendo do valor envolvido, os bancos informam a movimentação a Receita Federal que acaba cruzando os dados com o IRPF.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.