x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 0

acessos 1.127

LALUR - Saldo Incorreto Prejuizo

Antonio Marcos M dos Santos

Antonio Marcos M dos Santos

Bronze DIVISÃO 4, Auxiliar Contabilidade
há 11 anos Sexta-Feira | 17 maio 2013 | 16:09

Boa tarde amigos do Fórum,
Após muitas pesquisas não encontrei respostas às minhas duvidas, portanto recorro aos amigos pois talvez algum saiba o procedimento correto:
Comecei escrituração do LALUR de uma empresa desde 2009, como já havia Livro de 2008, peguei o saldo final da conta de Prejuízos Acumulados (parte B) como base para os próximos exercícios.
Como há poucos lançamentos, principalmente despesas, o resultado sempre é Prejuízo Contábil e como não há adições ou exclusões, o mesmo resultado vai para o LALUR.
Fiquei na dúvida em relação a um lançamento, consultei a documentação desta e constatei que nos anos anteriores o saldo contábil da Conta Prejuízos Acumulados não “bate” com o constante no LALUR, a diferença é muito grande.
Saliento que não houve qualquer compensação e os resultados são desde 2001, os quais sempre foram prejuízos.
Diante do exposto, minhas dúvidas são:
1) É possível corrigir estes livros anteriores e lançar o valor correto na conta de Prejuízos Acumulados ou devo fazer a correção a partir do exercício de 2009 ao qual estou fazendo e assumindo este trabalho?
2) Como faço para lançar os prejuízos ao final de cada exercício na Parte B do LALUR? Existe alguma regra básica ou apenas faço a transferência?
3) Importante ressaltar que após verificar os Balanços, os prejuízos começam em 2001, antes deste exercício havia saldo de Lucros Acumulados os quais ainda constam no Balanço atual.
Muito obrigado, agradeço a atenção dispensada!

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.