x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 2

acessos 3.925

transferencia saldo negativo irpj csll

ELITA SOARES DE ALMEIDA

Elita Soares de Almeida

Bronze DIVISÃO 5, Contador(a)
há 11 anos Segunda-Feira | 27 maio 2013 | 16:52

Boa tarde,

Estou fechando pela primeira vez nessa empresa, um balanço lucro real, percebi na conta de provisão para IPJ e CSSL saldos q vieram de anos anteriores a 2009 e tb saldos na conta de IRPJ e CSSL estimativa, observando os balanços/diarios/razões q a partir de 2010 percebi q foram apurados os impostos e transferidos da conta de impostos pagos por estimativa somente o valor q deu a pagar ao final do ano (lucro real apuração anual) ficando sempre saldo dos impostos pagos a maior nessa conta, como resolver esse problema?Devo transferir esses saldo desde 2009 para conta de CSLL e IRPJ a compensar? E o Saldo da conta de provisões?

Kássio de Freitas Silva

Kássio de Freitas Silva

Prata DIVISÃO 1, Analista Contabilidade
há 11 anos Terça-Feira | 28 maio 2013 | 14:01

Boa tarde Elita.

Pelo que eu entendi, existem saldos devedores nas contas de IR e CS a pagar (PC), pois se nestas contas estiverem realmente com esses saldos, eles devem ser transferidos para as contas de IR e CS a recuperar (AC), sendo assim se foram pagos a maior você poderá se apropriar deste crédito quando for calcular os impostos federais, essa compensação no calculo dos tributos deverá ser feita após solicitar junto a Receita Federal estes créditos com a PERD/COMP que é feita após serem retificadas as declarações acessórias pertinentes (DACON e DCTF) para demonstração da veracidade desses créditos. Sabendo que o prazo para esta compensação deve ser feita dentro de 5 anos após a solicitação.

Att.
Kássio

RONALDO VALÉRIO TRAPP

Ronaldo Valério Trapp

Ouro DIVISÃO 1, Consultor(a) Administrativo
há 11 anos Terça-Feira | 28 maio 2013 | 15:06

Boa Tarde, Elita Soares de Almeida.

Como primeiro passo, opino efetuar um conciliação de todas contas do ATIVO e PASSIVO do último Balanço Patrimonial (31/12/2012) para resguardar-se de que os saldos das contas estejam todos consistentes.

Efetuada a conciliação, transfira os saldo negativos de IR e CSLL para uma conta específica no AC - Ativo Circulante, conforme sugeriu o sr.Kássio.

Após, identifique a origem dos saldos negativos (datas) haja vista que podemos somente recuperar créditos tributários dos últimos 05 anos.

Feita a identificação destes saldos negativos, verifique quais já foram informados em PERD/COMP; confirmado isso, gere o PERD/COMP para os créditos possíveis de ressarcimento/compensação.

Com base nestes PERD/COMP, comece a compensar os débitos tributários existentes ou futuros.

Assim sendo, Elita, este é um caminho que você deve seguir para não perder os saldo negativos de IR/CSLL - veja isto como economia tributária e de recursos financeiros e faça com essa base um planejamento tributário.

Abraços.

Ronaldo Valério Trapp - SERVIÇOS Especiais
Assessoria Gerencial de Empresas
E-mail: [email protected]
Blog: https://www.ronaldovtrapp.blogspot.com

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.