x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 4

acessos 132.017

lançamento contabil inss a compensar

SELMA LUCIA FERREIRA MERCHIOLI

Selma Lucia Ferreira Merchioli

Iniciante DIVISÃO 5, Contador(a)
há 11 anos Terça-Feira | 28 maio 2013 | 10:09

Bom dia, estive procurando sobre INSS a compensar mais pouco coisa achei, e nada que pudesse esclarecer minha duvida, estou realizando a contabilidade de uma empresa, e estou com duvidas referente ao inss a compensar como fazer o lançamento contábil, por favor preciso de lançamento por lançamento,pois tenho muitas duvidas, se ja tiver alguma coisa relacionada a isso aqui na comunidade, por favor me digam como possar acessar pois não consegui achar nada. grata pela atenção de todos.

NATÁLIA GUEDES

Natália Guedes

Bronze DIVISÃO 4, Assistente Contabilidade
há 11 anos Terça-Feira | 28 maio 2013 | 10:33

Bom dia Selma Lucia Ferreira Merchioli, vou te passar alguns lançamentos e você vê se te ajuda ok?

INSS compensado por salário Maternidade
1° lançamento:
Provisão do INSS
D= Salários e ordenados a pagar
C= INSS a recolher
VALOR= integral de INSS, sem nenhuma dedução.

2° lançamento
Provisão de compensação:
D= INSS a recolher
C= INSS a compensar
VALOR= Salário maternidade + salário família

3° lançamento
Pagando INSS
D= INSS a recolher
C= caixa/banco
VALOR= da guia

* Esses lançamentos são feitos quando ha valor a ser recolhido de INSS, se o caso for quando não sobra valor (folha de pagamento gera saldo negativo) deve-se fazer o seguinte:
Fazer a diferença entre o salário maternidade com o valor negativo do INSS, o resultado vai ser o valor a ser compensado.








JOSE CARLOS NAIS

Jose Carlos Nais

Prata DIVISÃO 4, Técnico Contabilidade
há 11 anos Terça-Feira | 28 maio 2013 | 10:37

Bom dia, Selma

É fácil esse lançamento você deve constituir uma conta no ativo, no grupo impostos a compensar ou restituir(grupo varia de plano para plano) com a conta INSS A COMPENSAR, ela será contra partida para lançar os valores a compensar futuramente exemplo:

LANÇAMENTO DE CONSTIRUIÇÃO A VALOR A COMPENSAR

D- INSS a Compensar (ativo)
C- Salários a pagar (passivo)
Valor a ser lançado (Salario maternidade pago pela empresa a compensar na Guia)

LANÇAMENTO DE COMPENSAÇÃO
D-INNS a Recolher (Passivo)
C- INSS a Compensar (ativo)
Valor a ser lançado e o permitido na compensação na competência,

Obs.: se o valor da guia não permitir a compensação total o saldo remanescente na conta INSS a compensar(ativo) pode ser transferido na próxima competência.

espero ter ajudado


Atenciosamente:

JC
valdirene de jesus silva rocha gonçalves

Valdirene de Jesus Silva Rocha Gonçalves

Bronze DIVISÃO 4, Analista Contabilidade
há 10 anos Quarta-Feira | 11 setembro 2013 | 12:15

bom dia
Esotu com um saldo de INSS A COMPENSAR no meu ativo, este saldo vem de 04/2006 e descobri que foi pago em duplicidade, por que em 2010 fora pago novamente, preciso de ajuda com relação ao saldo que ficou.. Se foi pago como lançar para zerar o pagamento. Se não foi pago, qual procedimento a ser tomado?

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.