x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 6

acessos 2.601

lançamentos contábeis (despesas)

Roberta R.

Roberta R.

Iniciante DIVISÃO 2, Auxiliar Contabilidade
há 11 anos Quinta-Feira | 30 maio 2013 | 21:18

Olá, sou nova aqui no Contábeis, e estou com algumas dúvidas, gostaria muito de entender como se faz os lançamentos de abertura de orçamento, referentes à despesas com produtos alimentícios(como o leite por exemplo)na merenda escolar; a dotação da despesa quando se firma o contrato e se permite o pagamento; e como faço pra lançar o pagamento dessas pela tesouraria. Como lanço esses procedimentos na contabilidade de uma prefeitura?

Ficaria muito agradecida se alguém me ajudasse. Obrigada

Nilton Dias Lima

Nilton Dias Lima

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 11 anos Quinta-Feira | 6 junho 2013 | 09:30

Tatiane, este procedimento adotado pelo seu cliente fere o principio da Entidade e deve ser evitado.

O que dar para fazer é o que o colega João Carlos informou efetuar uma retirada de Pro-labore, Ex:

No final do mês ao fazer a Folha insira o Pro-labore, e no decorrer do mês seguinte vai Debitado Pro-labore e creditando Banco, até o limite do valor do Pro-labore.

Outro procedimento que pode ser adotado é a distribuição de Lucro, se no balanço a empresa apresenta Lucro acumulado, você pode transferir o valor para "Lucro a Distribuir (PC)" e ir Debitando Lucro a Distribuir e creditando Banco, porem deve ser observado que a empresa não pode ter debito com o fisco, e lançar o valor dos Lucros Distribuído no DIPF do sócio.

Outro Procedimento que pode ser adotado e que eu considero não convencional é o "Adiantamento a Sócio (AC)", debita adiantamento e credita Banco, e quando for possível da baixa usando Lucro Acumulados.

Sugiro dar uma lida neste Tópico - Link Aqui aonde um assunto parecido foi bem discutido.

Jalson Galvão Lopes

Jalson Galvão Lopes

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 11 anos Quinta-Feira | 6 junho 2013 | 14:48

Antônio Carlos,

Eu também estou com esta mesma dúvida, acredito que esteja faltando lançamentos na sua resposta, pois os lançamentos ser referem a:

1) abertura de orçamento, referentes à despesas com produtos alimentícios(como o leite por exemplo)na merenda escolar

2) a dotação da despesa quando se firma o contrato e se permite o pagamento

3) e como faço pra lançar o pagamento dessas pela tesouraria


Pode nos ajudar por favor?

Roberta R.

Roberta R.

Iniciante DIVISÃO 2, Auxiliar Contabilidade
há 11 anos Quinta-Feira | 6 junho 2013 | 21:27

Muito obrigada pela ajuda Antonio.
E sobre a minha dúvida, andei me informando, e vi que tem mais gente precisando de ajuda, Jalson os lançamentos para o caso, precisam de valores, mas é mais fácil entender os Procedimentos na contabilidade sobre essas questões para atribuí-las com determinados valores que deverão estar em seu conhecimento do trabalho.
Praticamente é o processo: Licitação, empenho, liquidação e pagamento; que são respectivamente na ordem a, b e c pedida.
Se informe sobre estes processos; provavelmente vão ajudar-lhe a entender melhor este assunto.
Espero ter ajudado.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.