x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 2

acessos 985

De Filial para Matriz

Rafael Martins

Rafael Martins

Bronze DIVISÃO 3, Auxiliar Financeiro
há 11 anos Sexta-Feira | 14 junho 2013 | 22:40

Boa noite amigos!
Bom, estou com uma dúvida aqui.
Uma empresa que é filial, tem como CNAE a fabricação de etiquetas e cartolinas, etc. Porém, para a venda do produto final, é utilizado o CNPJ da Matriz.
Como fica essa situação? A Filial tem que emitir Nota Fiscal para a Matriz e depois a Matriz, fazendo a venda, emitir a Nota Fiscal para o consumidor final?
Também tem a questão do IPI, pois há uma fabricação do produto.
Sou estudante de Ciências Contábeis, estou no segundo ano, então não tenho conhecimento tão afundo. Obrigado pessoal.

Vinícius Luna

Vinícius Luna

Prata DIVISÃO 1, Técnico Contabilidade
há 11 anos Sexta-Feira | 14 junho 2013 | 23:18

Boa noite Rafael,

Se a matriz for apenas comércio, a Filial poderá transferir para a Matriz e deverá destacar IPI na nota pois ela possui a atividade de fabricação.
No ato da venda realizada pela matriz, deverá ser destacado os demais impostos, como o ICMS.

Em consonância com o princípio da autonomia dos estabelecimentos, cada estabelecimento industrial ou equiparado deve apurar o imposto e efetuar o seu recolhimento através de Darf emitido para esse fim. Não é permitido o recolhimento centralizado pela matriz.

Neste link vai encontrar uma faq que pode lhe ser útil.

www.receita.fazenda.gov.br

"Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna." Joao 3:16

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.