x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 1

acessos 579

Alciomar de Carvalho Meneses

Alciomar de Carvalho Meneses

Iniciante DIVISÃO 1, Contador(a)
há 11 anos Segunda-Feira | 17 junho 2013 | 15:02

um cliente tem um terreno que deu em permuta em uma construção onde ele receberia um apartamento como pagamento pelo terreno a minha duvida é como eu contabilizo o apartamento na permuta, favor se alguem puder me ajudar agradeço muito.

Emilio Harano

Emilio Harano

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 11 anos Segunda-Feira | 17 junho 2013 | 15:32

como diz permuta entende-se uma troca pelo mesmo valor ou um adicional, no caso como pode se ver a sua área e contabilidade de construção civil, no lançamento abaixo:
terreno permutado: estoque terreno e posteriormente vai ser incorporado (Edificio)
apartamento na permuta: baixar no estoque correspondente ao mesmo valor da entrada do terreno, pode se ver que houve uma operação de troca. resultando a estoque (zero)ref. esta operação.
custo da obra: 50 unidade (-) 1(um) permuta do apartamento. isto quero dizer que os custo a ser realizado será correspondente a 49(unidade) proporcionalmente a metros quadrados.
pode tambem utilizar pelo custo orçado, e custo realizado, vai depender da sua apresentação no balanço.
contabil: pode tambem utilizar para registro do contrato, conta compensação ativa/passivo.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.