x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 17

acessos 12.824

Livros Razão e Diário

EDUARDO DASCENCZE

Eduardo Dascencze

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 11 anos Quinta-Feira | 20 junho 2013 | 10:16

Amigos(a), bom dia.

Estou com uma dúvida e não consegui achar a resposta no fórum.

No caso de impressão dos livros Razão e Diário qual é o limite de páginas que pode conter cada livro?


Muito obrigado.
Abraços.

Jose Cisso

Jose Cisso

Ouro DIVISÃO 2, Account Manager
há 11 anos Quinta-Feira | 20 junho 2013 | 10:45

Ola,

Anexo ao Ato Declaratório Executivo Cofis n. 33/2013 Manual de Orientação do Leiaute da ECD Atualização: Maio de 2013
RFB/Subsecretaria de Fiscalização/Coordenação Geral de Fiscalização/Div. de Escrituração Digital Página 10 de 189

Seção 1.11. Limite de Tamanho e Período dos Livros
Como regra geral, o livro é mensal, mas pode conter mais de um mês, desde que não ultrapasse 1 GB
(gigabyte).
Os períodos de escrituração do livro principal e dos livros auxiliares devem coincidir. Portanto, se a
escrituração possui um livro principal e um livro auxiliar e, em virtude do tamanho, o livro principal é fracionado em 12
livros mensais, o livro auxiliar também deverá ser dividido em 12 livros mensais, seguindo os períodos adotados no
livro principal.
Existem outros limites:
- todos os meses devem estar contidos no mesmo ano.
- não deve conter fração de mês (exceto nos casos de início de atividade, cisão parcial ou total, fusão,
incorporação ou extinção).
Para as situações especiais de cisão parcial ou incorporação (se incorporadora) serão geradas duas
escriturações:
Escrituração 1: do início do ano-calendário (ou data posterior, caso o contribuinte tenha iniciado sua
atividades do próprio ano-calendário) até a data da situação especial.
Escrituração 2: da data da situação especial até o final do ano-calendário.
Exemplo: Uma empresa iniciou atividades em 15/03/2011. Ocorreu um evento de cisão em
28/06/2011 e a empresa prosseguiu as atividades (cisão parcial).
Duas escriturações devem ser entregues.
Escrituração 1: de 15/03/2011 até 28/06/2011 (a data limite para a entrega será o último dia
útil do mês de julho de 2011).
Escrituração 2: de 29/06/2011 a 31/12/2011 (a data limite para a entrega será o último dia útil
do mês de junho de 2012).
A exceção, para esses casos (cisão parcial ou incorporação, quando é incorporadora).

att

Os Homens perderm a saude para juntar dinheiro, e depois perdem dinheiro para recupera-la.(Dalai Lama)
Vitor

Vitor

Iniciante DIVISÃO 4, Contador(a)
há 11 anos Quinta-Feira | 20 junho 2013 | 13:27

Boa tarde,

Seguindo essa linha... Se eu tenho uma empresa que o Livro Diário tem 1.400 páginas, como devo imprimir esse livro, 1º Livro da página 01 a 500, 2º Livro da página 501 a 1000, 3º Livro da página 1001 a 1400? ou 1º livro da página 01 a 500, 2º Livro da página 01 a 500 e 3º Livro da página 01 a 400?

Obrigado

LEIARPH

Leiarph

Ouro DIVISÃO 2, Contador(a)
há 11 anos Quinta-Feira | 20 junho 2013 | 13:42

Vitor, cada livro tem a numeração iniciando na pagina ou folha n. 1, eles vão ser livros distintos com numeração diferente também, na sequencia.

Leia R.P.Harmon
Marcio Jose da Cunha

Marcio Jose da Cunha

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 11 anos Quinta-Feira | 20 junho 2013 | 14:38

Boa Tarde!

Fonte

http://www.fisconet.com.br/user/materias/contabilidade/escrituracao.htm#31

3.1 - Livro Diário

O livro Diário é de uso obrigatório, pois constitui o registro básico de toda Escrituração Contábil.

Esse livro deve ser encadernado com folhas numeradas seguidamente, em que serão lançados dia-a-dia, diretamente ou por reprodução, os atos ou operações da atividade, ou que modifiquem ou possam vir a modificar a situação patrimonial da pessoa jurídica (Art. 258 do RIR/1999).

No tocante à forma de encadernação, a legislação não fixa critérios específicos, mas na prática as Juntas Comerciais têm exigido que as folhas do livro Diário sejam encadernadas em livros de até 500 páginas e, se for caso, utilizando-se mais de um volume para o mesmo ano-calendário.

Observe-se que, nesse caso, as páginas têm numeração seqüencial, apenas os livros têm a anotação relativa ao número do volume. Exemplo: Livro Diário nº 50 - ano-calendário 2000 - volume I - página 01 a 500; Livro Diário nº 50 - ano-calendário 2000 - volume II - página 501 a 1000.

Admite-se a escrituração resumida no livro Diário, por totais que não excedam o período de 1 (um) mês, relativamente às contas cujas operações sejam numerosas ou realizadas fora da sede do estabelecimento, desde que utilizados livros auxiliares para registro individualizado e conservados os documentos que permitam sua perfeita verificação.

Todos os lançamentos realizados no livro Diário devem ser feitos com individuação e clareza, de modo a permitir, em qualquer momento, a perfeita identificação dos fatos descritos, devendo conter, necessariamente, no encerramento do período de apuração, a transcrição das demonstrações contábeis. A critério do contribuinte poderá ser inserido, no livro Diário, o plano de contas utilizado no ano-calendário.

Att

Marcio

EVANDRO CARLOS ALERICO

Evandro Carlos Alerico

Prata DIVISÃO 2, Assistente Contabilidade
há 11 anos Sexta-Feira | 21 junho 2013 | 15:43

Boa tarde,

Só complementando a informação do Marcio Jose.

Esses dias fui registrar o livro, logo o cartório civil deu uma nova instrução que os livros do mesmo ano de mais de um Volume, devem ser de ordem cronológica, ou seja ano de 2000.
Diário 01 pag.01 até 500;
diário 02 pag. 501 até 1000.

Também fiz varias pesquisas e todo mundo orienta a utilizar único numero diário com volumes. Mas na hora de registrar recebi outra orientação.

Agora pergunto, alguém recebeu essa orientação do cartório?

"Alguém está sentado na sombra hoje porque alguém plantou uma árvore há muito tempo." Warren Edward Buffett
EDUARDO DASCENCZE

Eduardo Dascencze

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 11 anos Sexta-Feira | 21 junho 2013 | 16:33

Boa tarde a todos.

Primeiramente quero agradecer a ajuda de vocês.

Realmente eu estava com dúvida se o limite de páginas dos livro eram 400 ou 500. Mas agora já sanei a minha incerteza.

Evandro, só reforçando o seu post, eu fui orientado e já registramos livros na junta da seguinte forma:

Ex: Um livro Diário do ano de 2012 contem 800 páginas, a impressão dos mesmos ficam assim?

Diário Nº 01 Pág. 01 até 500.
Diário Nº 02 Pág. 01 até 300.

Obs. O segundo livro que é a continuação do primeiro começa com a numeração da pág. 01 até 300 e não 501 até 800.


Abraços.

Vitor

Vitor

Iniciante DIVISÃO 4, Contador(a)
há 11 anos Segunda-Feira | 24 junho 2013 | 17:25

Boa tarde,

No meu caso, uma empresa que tinha 11 livros referente a 01 exercício foi impressa com a seguinte numeração: 1º diário 01 a 500; 2º diário 501 a 1000; 3º diário 1001 a 1500 e assim por diante,

Minha dúvida é.... tem alguma forma de imprimir apenas os termos novamente e fazer alguma ressalva para não precisar jogar todos os livros já impressos no lixo???

Obrigado

EDUARDO DASCENCZE

Eduardo Dascencze

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 11 anos Quinta-Feira | 27 junho 2013 | 13:08

Vitor, boa tarde.

Aconselho você a não alterar o termo de abertura e encerramento dos livros, o termo tem todas as característica da empresa e do livro então se você imprimir o termo do diário 2º e 3º novamente com as paginas de 01 até 500 você estará fornecendo uma informação incorreta. A respeito de fazer alguma ressalva eu desconheço este precedimento.

Antes de você imprimir tudo novamente eu acho melhor você tentar registrar na junta os livros assim mesmo.


Abraços.

Yuri de Araujo Mello Castro

Yuri de Araujo Mello Castro

Bronze DIVISÃO 5, Assistente Depto. Pessoal
há 10 anos Segunda-Feira | 18 novembro 2013 | 12:43

Boa tarde. Estou conferindo livros diários da empresa e me surgiu uma dúvida. Até onde sei o livro diário deve ser lançado de forma cronológica e clara, mas há algum problema se for feito todos os lançamentos na mesma data? Não digo pela partida mensal, mas os lançamentos que deveriam constar dia a dia lançados em um dia só. Se há algum problema qual a penalidade para esta situação?

Desde já agradeço a atenção.

KLEBER  RIBEIRO

Kleber Ribeiro

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 10 anos Sexta-Feira | 21 fevereiro 2014 | 10:58

Maíra,

Na Juceg (Goiás) eles exigem os relatórios abaixo;

Livro Diário - Termo de Abertura - Livro impresso - DRE - Balanço - DMPL - DLPA - Termo de Encerramento

Livro Razão - Termo de Abertura - Livro impresso - Termo de Encerramento - Balancete - Plano de Contas

Kleber Ribeiro

CRC-GO 023025/O-8

Contador
zenaldo P S

Zenaldo P s

Prata DIVISÃO 3, Assistente Contabilidade
há 10 anos Sexta-Feira | 25 abril 2014 | 10:07

Para tirar esclarecer conflito de opinião...!!
Senhores,
Fiquei curioso em saber se era obrigatório levar os 2 livros Diário/Razão p/ registro...eis que fui ver alguma publicação sobre a obrigatoriedade...eis que só o DIÁRIO é obrigado registro, razão é facultativo, ou melhor nem precisa...apesar de ter recolhido as 2 taxas, remeti a registro só o DIÁRIO...
Abçs
zenaldo

Carolina

Carolina

Bronze DIVISÃO 3, Assistente Contabilidade
há 10 anos Quinta-Feira | 29 maio 2014 | 09:56

Pessoal bom dia,

Tenho uma duvida referente a encadernação de livro diário, o livro em questão contém ao todo mais de 700 folhas, com isso devo separa-lo em dois volumes correto...minha dúvida é a seguinte, eu devo imprirmir nos dois livros a dre e o balanço? ou posso imprimir o diario no primeiro volume e imprimir a dre e o balanço somente no segundo volume?

Fico no aguardo,

Atenciosamente.

LEIARPH

Leiarph

Ouro DIVISÃO 2, Contador(a)
há 10 anos Quinta-Feira | 29 maio 2014 | 11:55

Oi Carolina a dre e o balanço vão somente no segundo volume, mas os dois livros devem ter os termos de abertura e encerramento.

abraço

Leia R.P.Harmon

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.