x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 9

acessos 7.210

Lançamento de Filial e Matriz

Eduardo Carvalho

Eduardo Carvalho

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 11 anos Domingo | 23 junho 2013 | 00:51

Tem uma empresa que foi aberta em 2007 e em 2010 abriu uma filial. Como proceder nos lançamentos contábeis referente a capital social? O DAS pagos e as receitas? Como lançar tendo em vista que os livros são separados? Poderia dar exemplos e a base legal? Eu já li muitos sobre matriz e filial aqui no site, mas ainda estou com dúvidas sobre como começar.
Obrigado.

RONALDO VALÉRIO TRAPP

Ronaldo Valério Trapp

Ouro DIVISÃO 1, Consultor(a) Administrativo
há 11 anos Segunda-Feira | 24 junho 2013 | 15:54

Boa tarde, Eduardo Carvalho e Maria Souza.

Para efeitos de Contabilidade Fiscal, cada estabelecimento tem sua escrituração própria, haja vista que a Matriz tem uma inscrição estadual de ICMS e a Filial tem outra inscrição estadual de ICMS, independente em que estado ou município brasileiro estejam domiciliados.

Na Contabilidade Geral, o próprio Plano de Contas da deve prever todas as contas inerentes e separados para efeitos gerenciais, deixando claro são as contas da Matriz e da Filial. Ex.: AC, Caixa Matriz; e Caixa Filial; ANC, Imobilizado, Móveis e Utensílios Matriz; e Imobilizado, Móveis e Utensílios Filial; DRE, Conta Receitas Matriz e Conta Receitas Filial.

No Patrimônio Líquido, o valor da Conta Capital Social é o constante do contrato social; não é feita destaque para filial, visto que o capital é da empresa como um todo e não separado por matriz e filial.

Em breves "pinceladas", é dessa forma que os registros devem ser classificados na contabilidade.

Abraços.

Ronaldo Valério Trapp - SERVIÇOS Especiais
Assessoria Gerencial de Empresas
E-mail: [email protected]
Blog: https://www.ronaldovtrapp.blogspot.com
Eduardo Carvalho

Eduardo Carvalho

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 11 anos Segunda-Feira | 24 junho 2013 | 16:43

Obrigado pela Atenção, deixa eu ter certeza se esta certo o que entendi.
tenho um sistema no qual a matriz esta registrada no numero 38 e a filial no numero 86, o capital só vai existir na Matriz? vou fazer separado e depois consolidar? ou vou fazer só no sistema da Matriz acrescentando contas que identifique a filial? exemplo Balanço no sistema da Matriz
Caixa matriz 10.000
Caixa Filial 5.000

Se puder me ajudar.
Abraço.

RONALDO VALÉRIO TRAPP

Ronaldo Valério Trapp

Ouro DIVISÃO 1, Consultor(a) Administrativo
há 11 anos Segunda-Feira | 24 junho 2013 | 17:03

Eduardo Carvalho.

O Plano de Contas é da entidade (da empresa como um todo); é lá que fazemos os registros dos atos e fatos administrativos.

Assim, a conta Capital Social no PL é uma só, pois este pertence aos sócios da empresa; havendo filiais as contas correspondentes deverão ser abertas conforme suas necessidades, conforme já explicitei (no Ativo e no Passivo, não no Patrimônio Líquido). Portanto, não existe capital da Matriz e da Filial; o que existe é um só capital da Empresa como um todo.

A teu sistema pode sim, segregar as contas a receber e as obrigações por estabelecimento (Matriz, filial 1, filial 2...); no entanto no PL é tudo uma só empresa. Lá não há o que se falar em matriz ou filial!!

Abraços.

Ronaldo Valério Trapp - SERVIÇOS Especiais
Assessoria Gerencial de Empresas
E-mail: [email protected]
Blog: https://www.ronaldovtrapp.blogspot.com
Eduardo Carvalho

Eduardo Carvalho

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 11 anos Segunda-Feira | 24 junho 2013 | 17:44

Então eu poderia fazer da forma separada e depois consolidar no final do exercício? e também posso fazer da forma unificada desde o inicio?
Obrigado.

RONALDO VALÉRIO TRAPP

Ronaldo Valério Trapp

Ouro DIVISÃO 1, Consultor(a) Administrativo
há 11 anos Terça-Feira | 25 junho 2013 | 09:40

Bom dia, Eduardo Carvalho.

Poderia fazer, sim. Mas não recomendo, visto que temos muitas informações que devem ser apuradas pelo CNPJ matriz, tais como:
. Apresentação da DIPJ;
. Pagamento de PIS e COFINS;
. retenções de IRRF;
. DACON;
. DIRF, entre outras.

Desta forma, opino que o Plano de Contas da empresa deve segregar as contas da Filial - mas apenas para efeitos gerenciais para se saber o retorno que cada estabelecimento dá a empresa.

Abraços.

Ronaldo Valério Trapp - SERVIÇOS Especiais
Assessoria Gerencial de Empresas
E-mail: [email protected]
Blog: https://www.ronaldovtrapp.blogspot.com
Eduardo Carvalho

Eduardo Carvalho

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 11 anos Terça-Feira | 25 junho 2013 | 09:52

Bom dia, então nos lançamentos seria assim?
Prestação de Serviço Filial
D- Caixa Filial 100,00
C- Receita de Serviço

Prestação de Serviço Matriz
D- Caixa Matriz
C- Receita de Serviço

no caso da conta receita de serviço poderá ter uma só para as 02 empresas?
Abraço.

RONALDO VALÉRIO TRAPP

Ronaldo Valério Trapp

Ouro DIVISÃO 1, Consultor(a) Administrativo
há 11 anos Terça-Feira | 25 junho 2013 | 10:07

Eduardo Carvalho,

Sim. Pode.
Mas via de regra, para efeitos gerenciais e administrativos faria a contabilização da receita lançando em contas por estabelecimento, ou seja:
. Conta: Receita de Serviços Matriz
. Conta: Receita de Serviços Filial.

Se cada estabele3cimento tem autonomia das suas disponibilidades financeiras, então devemos lançar:
. Conta: Caixa Matriz, e
. Conta: Caixa Filial.

No entanto, se a matriz administra todos os recursos financeiros, então todos os valores financeiros recebidos opino contabilizar somente na conta Caixa Matriz, sendo desnecessária a conta: Caixa Filial.

Abraços.

Ronaldo Valério Trapp - SERVIÇOS Especiais
Assessoria Gerencial de Empresas
E-mail: [email protected]
Blog: https://www.ronaldovtrapp.blogspot.com
Eduardo Carvalho

Eduardo Carvalho

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 11 anos Terça-Feira | 25 junho 2013 | 10:32

Entendi,
Esse Cliente faz de forma errada,
A Matriz ele compra muito mais e fatura quase nada.
A Filial ele nao tem quase despesas, mais tem muito Faturamento.
essa empresa esta saindo do escritório, irá deixar de ser cliente.
Por isso estou na duvida como proceder.
Abraço. Obrigado pela Atenção.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.