x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 4

acessos 2.493

DUVIDAS DE CONTAS

RODRIGO ORESTES GREGGIO

Rodrigo Orestes Greggio

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 16 anos Domingo | 25 novembro 2007 | 14:33

ola, tenho um balanco do ano de 2006 que veio com contas assim:

estoques

estoques revenda xxxx

mercadorias com sub. trib. xx
mercadoria isenta x
mercadorias tributadas x

gostaria de saber se no ano de 2007 usarei essas mesmas contas ou eu posso criar uma conta de compras p/ revenda e transferir o saldo da conta estoque para a conta compras p/revenda?

obrigado

Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 16 anos Segunda-Feira | 26 novembro 2007 | 20:41

Boa noite Rodrigo,

Nada o impede de adpatar os saldos das contas existentes no Balanço Patrimonial encerrado por outro Escritório Contábil às contas contábeis existentes no Plano de Contas Padrão de seu Escritório.

Naturalmente, você deve ter o cuidado de substituir as contas do Balanço Patrimonial por outras da mesma natureza, ou seja, não há como transcrever no seu Balanço de Abertura, o saldo da conta Estoques do Ativo Circulante para conta intitulada "Compras para Revenda" no Grupo de Resultados.

No entanto, é possivel (sim) no decorrer do exercicio transferir o saldo de Estoque para a conta em questão, com vistas a apurar o custo das mercadorias vendidas e o estoque final a ser inventariado, desde que no seu Balanço Patrimonial conste (novamente) o saldo dos Estoques existentes em 31/12/2007.

...

RODRIGO ORESTES GREGGIO

Rodrigo Orestes Greggio

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 16 anos Terça-Feira | 27 novembro 2007 | 12:54

entao eu posso fazer a transferencia da conta de estoques de mercadorias (ac) para a minha compras para revenda (ac)?

outra pergunta, onde eu crio conta transitoria balanco de abertura e apuracao do resultado do exercicio (are)?

eu vou criar ele no PL?

sem mais agradeço

Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 16 anos Terça-Feira | 27 novembro 2007 | 20:17

Boa noite Rodrigo,

O que eu lhe disse na resposta acima é que você não pode transcrever (copiar) os saldos do Balanço Recebido para seu Balanço de Abertura, pois a conta "Estoques" faz parte do Ativo Circulante e a conta "Compras de Mercadorias" é parte das Contas de Resultados. Vale dizer que a pretendida transferência só poderá ser feita depois de contabilizado o Balanço de Abertura.

No entanto uma vez iniciada a contabilidade propriamente dita pode sim transferir o saldo dos estoques para a conta "Apuração do CVM" nas contas de Resultados se você assim preferir.

Na verdade o uso desta conta nada mais é do que uma variável da maneira tradicional de apuração de custos já demonstrada aqui no tópico Contabilização dos Estoques confira.

A conta "Balanço de Abertura" pode ser aberta no Passivo posto que seja transitória e deva ser zerada no mesmo dia. Em alguns Planos de Conta é aberto o Grupo 5 denominado "Resultados" ou "Resultado do Exercício" e neste grupo consta a conta "Balanço de Abertura". Nestes casos os Grupo 1 ao 4 representam consecutivamente, o Ativo, Passivo, Receitas e Custos ou Despesas.

...

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.