x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 3

acessos 955

Compra de Imobilizado

Tatiana Oliveira

Tatiana Oliveira

Prata DIVISÃO 2, Assistente Fiscal
há 11 anos Terça-Feira | 25 junho 2013 | 16:05

Gostaria de ajuda com relação a essa questão.

Um dos sócios da empresa, comprou um veículo efetuando um consórcio como pessoa física, porém este bem é para a empresa, e esta sendo utilizado na mesma. O boleto chega ao financeiro em nome do sócio e é feita a transferência para sua conta particular.

No financeiro é dado baixa no valor dizendo que foi para conta do sócio, como isso refletirá na contabilização? O financeiro deve registrar da mesmo forma que a contabilidade correto? Para uma futura conciliação entre os dois relatórios não haver divergências, este raciocínio esta correto? Ou o Financeiro registra os fatos da forma que estão e a contabilidade registra de forma correta?

Obrigada.

Tatiana Oliveira
Emilio Harano

Emilio Harano

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 11 anos Terça-Feira | 25 junho 2013 | 16:39

tatiana,
boa tarde
consorcio em nome da pessoa fisica quer dizer que o veiculo é da pessoa fisica, ou caso efetue a compra do consorcio do veiculo em nome da empresa, caso não efetue esta operação deveria efetuar um contrato de locação de veiculos da pessoa fisica para juridica para aproveitamento dos gastos (despesas de veiculos) na empresa.
obs: despesas de veiculos sendo contabilizado na empresa sem ter o veiculo no ativo- imobilizado.
espero ter solucionado,

Valdemir João Albanes

Valdemir João Albanes

Ouro DIVISÃO 3, Administrador(a) Empresas
há 11 anos Terça-Feira | 25 junho 2013 | 17:14

Boa tarde, Tatiana!

AContabilidade é norteada por principios fundamentais para o exercicio da profissão contábil a qual devemos seguir em nossas atividades mas por diversos interesses divergentes do empresariado nos vimos muitas das vezes quebrando esses principios e o mais comum infelizmente e o da entidade que basicamente nos diz que o capital da empresa não se confude com o capital do propretario.
Assim, o mais correto seria você ter um dialogo com socio e explicar que a inobservância dos Princípios de Contabilidade constitui infração.

Ou então você jogar para conta de adiantamentos a socios no ativo e ir descontando do pro labore no decorrer do tempo, e quanto ao veiculo usado na empresa fazer um contrato de locação.
Mas nesse caso verifica a legislação federal com relação a tributação.

RESOLUÇÃO CFC Nº 750/93

DE 29 DE DEZEMBRO DE 1993
DISPÕE SOBRE OS PRINCÍPIOS DE CONTABILIDADE (PC). (Redação dada pela Resolução CFC nº. 1282/10).

O PRINCÍPIO DA ENTIDADE

Art. 4º. O Princípio da ENTIDADE reconhece o Patrimônio como objeto da Contabilidade e afirma a autonomia patrimonial, a necessidade da diferenciação de um Patrimônio particular no universo dos patrimônios existentes, independentemente de pertencer a uma pessoa, um conjunto de pessoas, uma sociedade ou instituição de qualquer natureza ou finalidade, com ou sem fins lucrativos. Por conseqüência, nesta acepção, o Patrimônio não se confunde com aqueles dos seus sócios ou proprietários, no caso de sociedade ou instituição.

Parágrafo único – O PATRIMÔNIO pertence à ENTIDADE, mas a recíproca não é verdadeira. A soma ou agregação contábil de patrimônios autônomos não resulta em nova ENTIDADE, mas numa unidade de natureza econômico-contábil.

Epero ter Ajudado!

att..

Cianorte - PR - "Capital do Vestuário"
"O entendido sabe tudo, o sábio apenas o essencial"
Gizelle Santos

Gizelle Santos

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 11 anos Sexta-Feira | 16 agosto 2013 | 17:07

Boa tarde amigos, me ajudem numa questão aqui, por favor:
Na empresa que entrei a pouco, dos seis veículos utilizados na empresa somente dois estão em nome da mesma, os demais estão em nome dos sócios, mas como já disse, são utilizados na mesma.E assim, as despesas com combustível, manutenção e seguros são pagos pela empresa e até então, não é descontado nenhum valor dos sócios. Como devo proceder? Faço um contrato de locação dos veículos dos sócios? E nesse contrato posso incluir que as despesas com manutenção, seguro e combustível é por conta da empresa?
Pelo que vi quando cheguei na empresa é que já tentaram ratear os custos com combustível e manutenção, mas ainda está muito a quem.
O que é mais vantajoso para a empresa e ao mesmo tempo legal?

Obrigada

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.