x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 12

acessos 3.669

Contabilização CFOP

Bruno Delolo

Bruno Delolo

Prata DIVISÃO 2, Analista Contabilidade
há 11 anos Terça-Feira | 2 julho 2013 | 11:29

Oi bom dia, acretito que seja assim,


D - Caixa/Bancos ou Contas a Receber (AC)
C - Alienação de bens do Ativo Imobilizado (RNO)

Depreciação acumulada
D - Depreciação Acumulada do bem (AI)
C - bem (AI)

Na baixa de depreciado
D - Custo do Ativo Imobilizado Alienado - (DNO)
C - bem (AI)

Grato,

Bruno Delolo.
Márcio Marques

Márcio Marques

Prata DIVISÃO 3, Contador(a)
há 11 anos Terça-Feira | 2 julho 2013 | 13:37

boa tarde!

Acho que séria assim:
D - Receita de Vendas
C - Imobilizado (moveis, utensilio, veículos)

Dependendo da forma de tributação da empresa esse bem não tem incidência de PIS e COFINS, verificar Isenção PIS E COFINS CONFORME LEI 9.718, ART 3º, § 2º, IV.
Provavelmente também tem redução do ICMS!


Analise Fiscal, com enfase nas EFD Fiscal, EFD Contribuição e Desoneração.
Márcio Marques

Márcio Marques

Prata DIVISÃO 3, Contador(a)
há 11 anos Terça-Feira | 2 julho 2013 | 14:51

Boa tarde!

Juliana, você tem que ver como foi feito essa venda, no caso você quer diminuir uma conta do ATIVO (imobilizado) terá que creditar essa ou a conta que você pretende dar a saída, terá uma receita de venda (Resultado) ou um direito a receber (Ativo).
Receita de Venda, Duplicata a Receber
a Imobilizado
a veículo
a maquina

Lembrando quando se quer aumentar uma conta do Ativo é só Debita-la e vise-versa.

Analise Fiscal, com enfase nas EFD Fiscal, EFD Contribuição e Desoneração.
Márcio Marques

Márcio Marques

Prata DIVISÃO 3, Contador(a)
há 11 anos Terça-Feira | 2 julho 2013 | 15:04

Juliana, estamos aqui para ajudarmos uns aos outros e para tentarmos sanar pelo menos 2% das nossas duvidas!
Bem vinda a esse fórum, que é o melhor que participo, e ainda somos vizinhos de estado, quando tiver duvidas para o PB lhe mando uma mensagem! :)

Analise Fiscal, com enfase nas EFD Fiscal, EFD Contribuição e Desoneração.
Márcio Marques

Márcio Marques

Prata DIVISÃO 3, Contador(a)
há 11 anos Terça-Feira | 2 julho 2013 | 15:20

boa tarde, Luiz!

Realmente a colocação de bruno esta correta, estava digitando e resolvendo algumas coisas, realmente não é Debitada a conta citada (Receita de Venda), para melhor a situação estou postando um exemplo que o DR. Saulo postou:

Pela emissão e recebimento da Nota Fiscal de Venda
D - Caixa/Bancos ou Contas a Receber (AC)
C - Alienação de bens do Ativo Imobilizado (RNO) - 12.000,00

Pela baixa da Depreciação acumulada
D - Depreciação Acumulada de Veículos (AI)
C - Veículos (AI) - 5.000,00

Pela baixa do veículo depreciado
D - Custo do Ativo Imobilizado Alienado - (DNO)
C - Veículos (AI) - 15.000,00

O ganho ou a perda de capital se dará pela apuração do Resultado Não Operacional (Receitas menos Despesas).

Desta forma, além de se ter a Demonstração dos Resultados Não Operacionais, estará facilitando o entendimento dos usuários da contabilidade e as informações que devam ser prestadas na DIPJ, ou seja, o valor total da venda e o custo contábil do veiculo.

Nota
Não entendam as considerações acima, de maneira diferente da de simplesmente querer facilitar o trabalho de consulta e elaboração das Demonstrações Contábeis (que terão) em obediência às normas vigentes.

Legenda:
AC - Ativo Circulante
AI - Ativo Imobilizado
DNO - Despesas Não Operacionais
RNO - Receitas Não Operacionais

Analise Fiscal, com enfase nas EFD Fiscal, EFD Contribuição e Desoneração.
MARIA IVONE DOS SANTOS LOPES

Maria Ivone dos Santos Lopes

Iniciante DIVISÃO 1, Administrador(a) Empresas
há 11 anos Sexta-Feira | 2 agosto 2013 | 17:48

Boa tarde! Gostaria de me informar qual o CFOP que uso p/ retirada de mercadorias p/ uso próprio, me informar que seria o 5949 com a descrição, "Prestação de serviços não especificados", e no meu sistema esse CFOP esta com a descrição "Prestação Serviços e Prestação de Serviços com retenção". Gostaria de tirar minhas duvidas, qual o CFOP e qual o nome correto p/ a descrição do CFOP, ou, a descrição é independente?

Obgado!

saionara carvalho

Saionara Carvalho

Bronze DIVISÃO 1, Técnico Contabilidade
há 11 anos Quinta-Feira | 12 setembro 2013 | 10:00

Bom dia
Estou com duvida de como lançar uma ctrc de uma empresa aqui do PR, cujo a transportadora é do PR , destinatario do PR, Rementente de SP
esta transação lanço com CFOP 1353 ou 2353, houvi falar sobre a origem e destino do frete interfere, eu tinha entendido que se a empresa tomador a é do PR e a transportadora tb então seria 1353, porem a origem e o destino fica fora do estado...Tem algum embasamento legal para esta transação?

Bruno Delolo

Bruno Delolo

Prata DIVISÃO 2, Analista Contabilidade
há 10 anos Segunda-Feira | 16 setembro 2013 | 08:05

Saionara Carvalho Bom dia !

Na área fiscal é muito importante ficar ligado na interpretação das ocorrências que envolve.
Nesta pergunta você mesmo já respondeu quando mencionou remetente de SP e a mercadoria foi para o PR, pode usar na entrada 2.353, pois se você recebeu do remetente de SP sua NF que esta em suas mão para escriturar deve estar com o CFOP 6.353.

Espero ter ajudado,.

Grato,

Bruno Delolo.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.