x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 4

acessos 7.640

superavit acumulado

DEMIAN

Demian

Iniciante DIVISÃO 2, Não Informado
há 11 anos Quarta-Feira | 10 julho 2013 | 14:06

Minha duvida e relacionada a entidade imune e isenta,
ao lançar compra de um ativo imobilizado verifiquei o seguinte:
receita D: caixa C: Contribuições R$1.000,00
Compra Imobilizado a vista
D- Mov Utens C - Caixa R$1.2000,00
gastou-se mais por existir saldo anterior.
No fechamento anual DRE irá apresentar superávit 1.000,00
no balanço também superavit, onde ira para conta de resultado do exercício e acumulado para ano seguinte, minha duvida como pode ser superávit quanto gastou-se mais do que arrecadou, como explicar ao cliente este superavit, será que estou correto ou estou fazendo algo errado, me ajudem desde já agradeço.

SALVADOR CÂNDIDO BRANDÃO

Salvador Cândido Brandão

Ouro DIVISÃO 2, Advogado(a)
há 11 anos Quarta-Feira | 10 julho 2013 | 21:54

Você está confundindo resultado com caixa. Isso não existe.
O superávit pode ser representado por Caixa ou qualquer item do ativo.

A entrada de uma contribuição de 1.000,00.
D- Caixa
C- Receita

D- Moveis e Utensilios
c= caixa 1.200,00

Se só essas forem as operações no exercício, no final do exercício será de 1.000,00, representado por um ativo de 1.200,00. (200,00 saído do caixa já existente)

Embora se gastou mais do que arrecadou, o "gasto"na verdade é um bem corpóreo que faz parte do ativo e não uma despesa.

Admita que você tivesse recebido os mesmos 1.000,00 e não comprado nada haveria o mesmo superávit representado pelo "caixa"



DEMIAN

Demian

Iniciante DIVISÃO 2, Não Informado
há 11 anos Quinta-Feira | 11 julho 2013 | 11:25

a dúvida continua
agora no balanço
esse superavit de 1.200,00 irá para conta resultado do exercício no balanço acumulando-se para o ano seguinte e assim sucessivamente pois não se pode distribuir, e em relação a igreja o lei diz que os superavit tem que ser utilizado

SALVADOR CÂNDIDO BRANDÃO

Salvador Cândido Brandão

Ouro DIVISÃO 2, Advogado(a)
há 11 anos Quinta-Feira | 11 julho 2013 | 12:17

A Constituição federal quando dá imunidade aos templos diz que a imunidade abrange o patrimônio, ou serviços e receitas ligadas às atividades.

Assim, se você recebeu 1.200,00 e investiu em patrimônio para uso das atividades da igreja, o superávit está ok.

Imagine uma igreja que queira construir um templo mediante doações de seus adeptos e com isso arrecada e investe 50 milhões.
Haverá um superávit de 50 milhões contra um ativo de 50 milhões.

Utilizado não quer dizer gasto com despesas, pois neste caso não haverá superávit.

Outra coisa a lei ordinária que cuida de regular tais atividades diz a mesma cois, ou seja, que o superávit deve ser utilizado nas atividades.



O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.