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Livro Diário de outro escritório contabil

Leandro Gonçalves Rodrigues

Leandro Gonçalves Rodrigues

Prata DIVISÃO 5, Coordenador(a) Contabilidde
há 11 anos Quinta-Feira | 18 julho 2013 | 10:03

Vanessa,

Minha sugestão, supondo que vc tenha os seguintes valores no balanço:


Caixa - R$ 100
RLP - R$ 900
Total do Ativo - R$ 1.000


Impostos a Recolher - R$ 300
Capital - R$ 500
Reserva de Lucros - R$ 200
Total do Passivo - R$ 1.000

Então efetue os seguintes lançamentos em 31/12/2012 no seu sistema.

D - Caixa
C - Capital Social
R$ 100

D - RLP
C - Capital Social
R$ 400

D - RLP
C - Reserva de Lucros
R$ 500

D - Reserva de Lucros
C - Impostos a Recolher
R$ 300

O Histórico deverá ser como "Lançamento de Saldo Inicial proveniente de BP de responsabilidade do Contador "X" - CRC "XXXXXX".

Nota-se que você terá os saldos compostos do balanço na data de 31/12/2012 e você conseguirá dar continuidade em 2013.

Abs

MONICA HELENA RIBEIRO

Monica Helena Ribeiro

Prata DIVISÃO 1, Técnico Contabilidade
há 11 anos Quinta-Feira | 18 julho 2013 | 14:55

Vanessa, em seu plano de contas, você não tem a conta especifica de lucros/prejuízos no Grupo Patrimonio Liquido?
Pelo que entendi, o contador antigo jogava tudo em uma conta só. Eu particularmente prefiro fazer meu plano de contas bem especificado assim:
Sintética PATRIMÔNIO LÍQUIDO
Sintética Lucros ou Prejuízos Acumulados
Analítica Lucros Acumulados
Analítica Prejuízos Acumulados

A empresa deu lucro ou prejuizo? Se deu prejuízo vai ser:
D - Lucros ou Prejuízos Acumulados (PL)

se deu lucro vai ser o contrário:
C - Lucros ou Prejuízos Acumulados (PL)


Há um link muito bom que explica bem sobre isso, caso queria pesquisar ok?]

http://www.tax-contabilidade.com.br/matTecs/matTecsIndex.php?idMatTec=28

Sobre a conta Reserva de lucros, acho que o link abaixo pode elucidar melhor a sua dúvida:

http://www.portaldecontabilidade.com.br/guia/reservalucros.htm

Mônica.
Regiane

Regiane

Bronze DIVISÃO 4, Assistente
há 10 anos Quarta-Feira | 24 julho 2013 | 16:10

Boa tarde!

Será que vocês poderiam me ajudar?

No meu caso recebi o livro diário de outro escritório de contabilidade com encerramento em 31/10/2012, como devo dar continuidade??

Preciso emitir o Livro Diário e enviar para registro, porém não sei como devo proceder com os saldos da DRE, se devo encadernar os livros juntos, já que 02 meses terão apenas 20 páginas, realmente não sei como fazer...nem com os saldos contábeis e nem com os livros.

Desde já agradeço.

Regiane

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