x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 8

acessos 15.929

Depreciação exercícios anteriores

R. Garcia

R. Garcia

Prata DIVISÃO 2, Auxiliar Contabilidade
há 10 anos Quinta-Feira | 25 julho 2013 | 09:45

Bom dia Caros Colegas

Eu comentei em outro tópico que pegamos a contabilidade de outra empresa.

Verificando nos livros razão dos exercícios anteriores, eu constatei que não foram efetuados os lançamentos de depreciação do ativo imobilizado.

Pergunto aos colegas:

Eu posso fazer no final deste exercício(2013) o lançamento das depreciações que não foram feitas anteriormente?

Agradecendo de antemão a atenção dispensada.

Ricardo

RONALDO VALÉRIO TRAPP

Ronaldo Valério Trapp

Ouro DIVISÃO 1, Consultor(a) Administrativo
há 10 anos Quinta-Feira | 25 julho 2013 | 15:54

Boa tarde, Ricardo Nascimento.

A legislação tributária (RIR/1999) não permite lançar em despesas depreciação de anos anteriores não reconhecidas na época, para efeito de IR/CSLL.

No entanto, considerando as novas normas contábeis internacionais (IFRS) , bem como o princípio da essência sobre a forma, tecnicamente analisando opino que:

a)Apurar a depreciação dos anos-calendários anteriores não reconhecidos, atendendo ao princípio da essência sobre a forma, contabilizar no corrente ano-calendário:
D - ANC, Imobilizado, conta: Máquinas e Equipamentos (por ex.)
C - PL, conta: Ajuste de Avaliação Patrimonial (ou equivalente)

b)A partir do presente exercício, efetuar a depreciação regular reconhecendo seus efeitos no resultado.

c) Os ajustes patrimoniais não geram efeitos ficais de IR/CSLL e não podem ser distribuídos como lucros aos sócios sob pena de serem tributados.

Abraços.

Ronaldo Valério Trapp - SERVIÇOS Especiais
Assessoria Gerencial de Empresas
E-mail: [email protected]
Blog: https://www.ronaldovtrapp.blogspot.com
SALVADOR CÂNDIDO BRANDÃO

Salvador Cândido Brandão

Ouro DIVISÃO 2, Advogado(a)
há 10 anos Domingo | 28 julho 2013 | 20:28

Ronaldo

Você recomenda que se lance as depreciações de exercícios anteriores a débito da conta de ativo imobilizado?

Não vi isso nem na regra do deemed cost nem no impairment.

Não seria débito de ajuste de exercícios anteriores e a crédito da provisão para depreciações - redutora do ativo-?

Agradeço seu esclarecimento



RONALDO VALÉRIO TRAPP

Ronaldo Valério Trapp

Ouro DIVISÃO 1, Consultor(a) Administrativo
há 10 anos Segunda-Feira | 29 julho 2013 | 15:41

Boa tarde, Salvador Cândido Brandão e Ricardo Nascimento.

Reproduzindo que explanei anteriormente (25/07/2013):
D - ANC, Imobilizado, conta: Máquinas e Equipamentos (por ex.)
C - PL, conta: Ajuste de Avaliação Patrimonial (ou equivalente)
;

Tenho que complementar o seguinte, me corrigindo:
a) Quando da exemplificação dos lançamentos - expus incorretamente a conta contábil. Peço desculpas!! A conta contábil deve ser a da Depreciação Acumulada. Assim sendo, lançar:
D - ANC, Imobilizado, Depreciação Acumulada, conta: Máquinas e Equipamentos (por ex.)
C - PL, conta: Ajuste de Avaliação Patrimonial (ou equivalente)


Na questão da contrapartida, conta Ajuste de Avaliação Patrimonial, mantenho meu entendimento, visto que o valor não deve ter tratamento de ajuste de exercícios anteriores por que entendo que aqui devemos observar o princípio das essência sobre a forma, princípio este da normas internacionais de contabilidade, isto é:

i) a forma seria o reconhecimento da depreciação nos respectivos anos-calendários; como não ocorreu na época reconhecemos agora em ajustes de exercícios anteriores; opino não ser este o procedimento.

ii) a essência que no caso, é o reconhecimento do desgaste do bem no tempo e uso que não foram reconhecidos na época, contabilizar agora, pois a essência nos condiciona a reconhecer os efeitos passados em Ajuste de Avaliação Patrimonial, não sujeito à tributação enquanto permanecer neste conta por não ser passível de distribuição como lucros aos sócios.

iii) Fiscalmente, a empresa deve reconhecer a depreciação normal seguindo a legislação IR até atingir 100% do bem depreciado. Note que a depreciação é uma faculdade; se interrompida, podemos continuar oportunamente até a depreciação total do bem.

s.m.j., mantenho-me à disposição para ampliar a análise se os caros colegas assim julgarem, pois meu desejo é contribuir para um melhor entendimento da matéria.

Obrigado e um abraço.

Ronaldo Valério Trapp - SERVIÇOS Especiais
Assessoria Gerencial de Empresas
E-mail: [email protected]
Blog: https://www.ronaldovtrapp.blogspot.com
SALVADOR CÂNDIDO BRANDÃO

Salvador Cândido Brandão

Ouro DIVISÃO 2, Advogado(a)
há 10 anos Segunda-Feira | 29 julho 2013 | 16:14

Prezado Ronaldo, acho que seu lançamento ainda está invertido. É que segundo o nosso colega houve um aumento na depreciação acumulada. Então esta conta deve receber um crédito. O débito será na conta de ajustes.

O restante de suas informações fiscais está de acordo.
abs



RONALDO VALÉRIO TRAPP

Ronaldo Valério Trapp

Ouro DIVISÃO 1, Consultor(a) Administrativo
há 10 anos Segunda-Feira | 29 julho 2013 | 16:42

Salvador Cândido Brandão, permita-me!

Sim está invertido, perdão mais uma vez.
O lançamento está invertido, sim; portanto o correto é:
D - PL, conta: Ajuste de Avaliação Patrimonial (ou equivalente)
C - ANC, Imobilizado, Depreciação Acumulada, conta: Máquinas e Equipamentos (por ex.)


Obrigado.

Ronaldo Valério Trapp - SERVIÇOS Especiais
Assessoria Gerencial de Empresas
E-mail: [email protected]
Blog: https://www.ronaldovtrapp.blogspot.com
Ariani Costa

Ariani Costa

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 10 anos Segunda-Feira | 7 abril 2014 | 17:44

Boa tarde!!!

Por favor Ronaldo Valerio ou colegas.... no caso de não lançamento de aquisição de Imobilizados em exercicios anteriores, o lançamento abaixo esta correto?


D- Veículos
C - Ajuste de Aval. Patrimonial ou Lucro/Prejuizos Acumulados

Sandra Iuri Ayabe

Sandra Iuri Ayabe

Bronze DIVISÃO 4, Não Informado
há 9 anos Terça-Feira | 3 fevereiro 2015 | 10:38

Bom dia !

Por gentileza, quando o saldo da conta "AJUSTE DE AVALIAÇÃO PATRIMONIAL" irá zerar para o caso mencionado, de a depreciação dos bens não terem sido reconhecidos na época ?

"D - PL, conta: Ajuste de Avaliação Patrimonial (ou equivalente)
C - ANC, Imobilizado, Depreciação Acumulada, conta: Máquinas e Equipamentos (por ex.)"

Somente na venda ?

Obrigada !

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.