x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 7

acessos 7.131

Retificacão de Lançamento de Um Balanço Já Fechado

Carlos Catharino

Carlos Catharino

Bronze DIVISÃO 5, Analista Contabilidade
há 10 anos Terça-Feira | 30 julho 2013 | 18:25

Colegas, cometi um erro de lançamento, mas somente após já haver registrado o Livro Diário, dei-me conta disto. A empresa a qual contabilizei é tributada pelo Simples Nacional e não teve receita em dezembro de 2012, no entanto, equivocadamente, registrei a receita de janeiro de 2013 como sendo a do mês anterior. O resultado apurado em 2012 foi prejuízo, de valor muito mais elevado que a receita em questão. Há como, obedecendo as normas contábeis, retificar este equívoco em 2013, para não ter que cancelar nada já feito de 2012?

SALVADOR CÂNDIDO BRANDÃO

Salvador Cândido Brandão

Ouro DIVISÃO 2, Advogado(a)
há 10 anos Terça-Feira | 30 julho 2013 | 19:44

Se a receita é de janeiro de 2013, então você deve ter pago o DARF-S nessa competência.

O balanço contábil das empresas do Simples não tem efeito fiscal, senão para distribuição de lucros para os sócios, o que não é seu caso, pois mesmo com as receitas antecipadas, você apurou prejuízo.

Você pode fazer os lançamentos retificativos no Diário deste ano e inclusive transcrevendo o balanço correto, se for possível, no início da escrituração antes de iniciar Janeiro.

Faça um termo onde está transcrito o balanço errado, indicando onde está o correto.

Será preciso retificar também a DASN.



Carlos Catharino

Carlos Catharino

Bronze DIVISÃO 5, Analista Contabilidade
há 10 anos Quarta-Feira | 31 julho 2013 | 11:09

Colegas, deixei de acrescentar a seguinte informação: O erro foi somente no lançamento contábil. O fiscal trabalhou corretamente, ou seja, não houve emissão de nota em dezembro, logo, não houve guia do simples em dezembro.
Gostaria que me dissessem quais os lançamentos a serem feitos. Devo usar a conta Ajustes de Exercícios Anteriores? Contra qual conta? O que mais devo fazer? Eu fiz o lançamento da receita pelo total do extrato do Simples e provisionei o valor da DAS a ser recolhida, mas nada disso é uma realidade de dezembro de 2012.

Obrigado

Carlos Catharino

Carlos Catharino

Bronze DIVISÃO 5, Analista Contabilidade
há 10 anos Quarta-Feira | 31 julho 2013 | 13:41

Ok, Luiz, com relação ao valor do imposto que está a recolher, até já havia imaginado que deveria ser feito isto, mas e quanto ao valor da receita que eu lancei indevidamente em dezembro/2012? Como consequência do meu equívoco, o meu prejuízo naquele exercício foi menor. Será que devo em 2013 debitar Prejuízos Acumulados e creditar Ajustes de Exercícios Anteriores? E como farei para depois zerar a conta de Ajustes de Exercícios Anteriores?

Kelly Lima

Kelly Lima

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 10 anos Segunda-Feira | 25 novembro 2013 | 17:11

Prezados, boa tarde,

Recebemos um balanço de uma empresa que acabou de ser Registrado na junta. Porém identificamos erros e gostaríamos de corrigi-los.
A empresa é Optante Pelo Simples Nacional ( Não está obrigada porém ela participa de licitação) Teria como retificar esse Balanço Junta Comercial de SP ?

Duda Donella
SALVADOR CÂNDIDO BRANDÃO

Salvador Cândido Brandão

Ouro DIVISÃO 2, Advogado(a)
há 10 anos Segunda-Feira | 25 novembro 2013 | 19:52

Recebemos um balanço de uma empresa que acabou de ser Registrado na junta. Porém identificamos erros e gostaríamos de corrigi-los.
A empresa é Optante Pelo Simples Nacional ( Não está obrigada porém ela participa de licitação) Teria como retificar esse Balanço Junta Comercial de SP ?

Se o balanço foi registrado como peça avulsa, faça um requerimento solicitando um novo registro, se possível, informando as razões da retificação.

Não deixe de transcrevê-lo no mesmo livro ou no atual com as informações deste fato. Indique no livro onde está transcrito o balanço errado que o mesmo foi retificado e transcrito no livro .... fls....



O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.