x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 1

acessos 816

Provisão de Férias

NATÁLIA GUEDES

Natália Guedes

Bronze DIVISÃO 4, Assistente Contabilidade
há 11 anos Quinta-Feira | 1 agosto 2013 | 09:06

Bom dia, estou com algumas duvidas quanto a provisão de férias.
A respeito ao meu conhecimento entendo que entra para a provisão mensal de férias: Salários, Salário família, Hora extra, DSR s/ hora extra, Adicional noturno, Diferença de reajuste salarial. Porém suponhamos que um funcionário entrou de férias em Janeiro até Fevereiro e o salário dele para a provisão passa a ser proporcional aos dias que ele trabalhou e os demais dias entra em FÉRIAS GOZADAS/RECEBIDAS. Para a minha provisão de Fevereiro eu devo somar o evento de FÉRIAS GOZADAS/RECEBIDAS (sem 1/3) já que é a "parte" que faltava do salário do funcionário que estava em férias?
Outra duvida, quando entram Médias s/ férias e 1/3 sobre Médias eu devo considerar esses valores em despesa de hora extra ou em férias (para entrar também na provisão)? Já que sabemos que esses valores são referentes as horas extras feitas no decorrer do período aquisitivo (que concordo de deve entrar em DESPESA DE HORA EXTRA), porém o abono de 1/3 é somente s/ férias, por esse motivo acho que entra em férias... alguém pode me ajudar??

SALVADOR CÂNDIDO BRANDÃO

Salvador Cândido Brandão

Ouro DIVISÃO 2, Advogado(a)
há 11 anos Quinta-Feira | 1 agosto 2013 | 22:37

salário família não entra.

A provisão de férias deve ser feita considerando todas as verbas que normalmente são base da remuneração salarial, inclusive encargos sociais (INSS e FGTS)

Tudo o mais que você disse é de controle.

O valor da provisão deve representar adequadamente no final de cada período o que a empresa tem de passivo a este título.



O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.