x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 5

acessos 1.365

Responsabilidade - Transferência de Contador

JOAO

Joao

Bronze DIVISÃO 5, Contador(a)
há 10 anos Segunda-Feira | 5 agosto 2013 | 08:17

Bom dia Colegas,

Em janeiro/2013 assumi a responsabilidade como contador de uma empresa, porem somente em julho/2013 que recebi as documentações (livro diário, razão, balanço). Gostaria de saber se a obrigação da entrega das declarações (DIPJ, DIRF, RAIS, DCTF) seria minha ou de outro contador, lembrando que, eu não tinha as informações necessárias para elaborar as declarações.

Obrigado!

Abraços!

Paulo R. Schafer
Moderador

Paulo R. Schafer

Moderador , Contador(a)
há 10 anos Segunda-Feira | 5 agosto 2013 | 08:22

Joao
Bom dia

O término da responsabilidade do antigo contador e o início do novo profissional contábil é determinado mediante o Termo de Transferência de Responsabilidade Técnica.

Verifique assim o termo homologado entre as partes.

Att.

"100% focado onde houver 1% de chance"
JOAO

Joao

Bronze DIVISÃO 5, Contador(a)
há 10 anos Segunda-Feira | 5 agosto 2013 | 08:27

Bom dia Paulo,

Na verdade o termo de responsabilidade nao foi feito, mas como eu nao tinha a documentação necessaria para elaborar tais declarações eu teria a responsabilidade?

Paulo R. Schafer
Moderador

Paulo R. Schafer

Moderador , Contador(a)
há 10 anos Segunda-Feira | 5 agosto 2013 | 08:34

Joao

Atente-se que o preenchimento do Termo de Transfêrencia é de sua responsabilidade, ou seja, do novo contador.

Somente neste, é que será possível identificar o período que cada profissional ficou ou ficará responsável pelas obrigações da pessoa jurídica.

Salvo o termo, se não houver qualquer outra documentação que comprove a vigência da responsabilidade de cada profissional, ao meu ver, cabe um entendimento entre ambas as partes.

Att.

"100% focado onde houver 1% de chance"
JOAO

Joao

Bronze DIVISÃO 5, Contador(a)
há 10 anos Segunda-Feira | 5 agosto 2013 | 09:28

Neste caso, o que eu tenho é o contrato de prestação de serviço assinado pelo meu cliente. Realmente é uma situação delicada, como por exemplo, o antigo contador nao tenha enviado a DIPJ sei que ocorrerá a multa, mas nesse caso o que fazer? quem deve pagar essa multa? Ou será que a melhor opção seria deixar sem entregar até que passe os 05 anos para que não seja cobrado?

Paulo R. Schafer
Moderador

Paulo R. Schafer

Moderador , Contador(a)
há 10 anos Segunda-Feira | 5 agosto 2013 | 09:45

Joao

O contador sempre deverá zelar pela cumprimento de suas obrigações perante o fisco em todas as esferas, afim de evitar qualquer penalidade para pessoa jurídica, contratante dos serviços contábeis.

Sugiro conversar com o antigo contador e debater sobre o assunto e tomar conhecimento sob o período de responsabilidade de cada profissional.

O bom senso sempre deverá predominar entre profissionais da mesma classe, certamente chegarão a um acordo.

Att.

"100% focado onde houver 1% de chance"

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.