x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 5

acessos 1.463

Contabilização de Imobilizado - Lucro Real

FRANCIS WAGNER DA ROSA SALOMON

Francis Wagner da Rosa Salomon

Bronze DIVISÃO 4, Técnico Contabilidade
há 10 anos Quarta-Feira | 7 agosto 2013 | 08:45

Olá pessoal, minha dúvida é a seguinte:

Algumas empresas, mesmo sendo cobradas, não nos mandam em dia a documentação para contabilização, ocorre que algumas empresas do Lucro Real nos mandam notas fiscais de bens comprados em exercícios anteriores, por exemplo; um de nossos cliente comprou uma máquina e um veículo em 2009, e só nos mandou a nota fiscal agora em 2013, como a empresa é tributada pelo Lucro Real, os exercícios anteriores estão fechados, a pergunta é: Posso contabilizar esses bens agora em 2013 e depreciar somente os anos restantes? Se não, como devo proceder? Essa tem sido uma dúvida frequente aqui, agradeço quem puder sanar essa dúvida.

Luis Antonio Oliveira Batista

Luis Antonio Oliveira Batista

Prata DIVISÃO 3, Consultor(a) Contabilidade
há 10 anos Quarta-Feira | 7 agosto 2013 | 08:57

Francis,

Você deve contabilizar em 2013. Calcular a depreciação "extra-contábil", e lançar o saldo na data de lançamento. Se o bem foi adquirido através de FINAME ou LEASING, lançar também o saldo devedor na data do lançamento.

D - imobilizado
C - depreciação acumulada
C - Ajuste de exercício anterior (PL)

Se você for lançar por exemplo dia 01/08/2013, o lançamento acima deve ser feito com valores calculados até 31/12/2012, e o período de 2013, a depreciação ser lançada normalmente no resultado.

Atc;

Luis Batista
Consultor, Contador, Auditor
Criador dos sites:
https://www.empregocontabilidade.com
https://www.comocontabilizar.com.br


Luiz Dália

Luiz Dália

Prata DIVISÃO 2, Analista Contabilidade
há 10 anos Quarta-Feira | 7 agosto 2013 | 09:30

Ahã...
Se a compra foi por financiamento ou a um fornecedor, acho que esse bem deveria ser dado entrada nas respectivas contas. Até por que, caso os mesmos tenham sido baixados, elas estarão estouradas. Na entrada do bem, elas normalizarão.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.